Em Pinheiro, dia do enfermeiro é marcado por manifestações e homenagens a classe

Nesta quarta-feira, dia 12 de maio, comemora-se o dia do enfermeiro, o profissional da saúde responsável pelo atendimento mais direto e próximo ao paciente. Realiza exames, aplica injeções, administra remédios prescritos, faz curativos e a triagem de casos, organiza prontuários, zela pela organização e limpeza do ambiente hospitalar, separa instrumentos cirúrgicos e coordena equipes. E no seu dia profissionais de enfermagem realizaram uma manifestação em Pinheiro pela aprovação do piso salarial da classe.

Um grupo saiu em passeata e carreata que percorreu algumas ruas da cidade. Participaram do evento enfermeiros de Pinheiro e região. A manifestação teve por objetivo reivindicar melhorias salariais para a categoria, uma delas a aprovação do piso salarial da enfermagem. O Projeto de Lei 2.564 de 2020, que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira, que ainda está em tramitação no Senado.

“Não se trata apenas de valorização, se trata da saúde mental destes profissionais que lidam rotineiramente com a vida e a morte de indivíduos, e que muitas vezes acabam adoecendo diante da sobrecarga de trabalho”, destacou a enfermeira Lorendi Lobato.

Durante todo o dia, políticos, empresários e lideranças comunitárias fizeram homenagens aos enfermeiros pelo seu dia. E na sessão de hoje (12) na Câmara de Vereadores de Pinheiro, o vereador Paulinho Enfermeiro manifestou apoio à causa e pediu engajamento dos demais parlamentares.

“É chegada à hora de o Senado Federal mostrar que a Enfermagem merece mais do que aplausos e garantir condições mínimas de subsistência para os profissionais, A realidade é que esses profissionais de enfermagem sentem fome; estão pagando com a vida em plena pandemia. Eles têm filhos e não podem sequer voltar para suas casas, pois não têm para onde ir. Estão sendo subjugados”, afirmou o Vereador Paulinho Enfermeiro.

Os profissionais da enfermagem têm uma batalha decisiva no Senado, após mais de 30 anos de luta desses trabalhadores em defesa de um piso salarial justo e de uma jornada digna de trabalho, o Senado Federal se prepara para colocar em votação o Projeto de Lei 2564, de autoria do senador Fabiano Contarato e de relatoria da senadora Zenaide Maia.

Por: SECOM com a colaboração de Wedison Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *