Lucyana Genésio comemora inclusão do Programa Maranhão Verde na disputa por Prêmio Internacional


O Programa Maranhão Verde, criado pelo Governo do Maranhão e executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), está participando do Premios Latinoamérica Verde (Prêmios América Latina Verde), um dos eventos de sustentabilidade mais relevantes do mundo. O evento internacional, conhecido como “Oscar do Meio Ambiente”, está em sua oitava edição e busca premiar e dar visibilidade a projetos sociais e ambientais na América Latina.

“É extremamente recompensador saber que fazemos parte disso tudo, estou muito feliz. Temos falado por onde passamos da importância desse programa, do quanto já ajudou, tem ajudado e irá ajudar famílias em situação de vulnerabilidade que residem em área de preservação. Estamos tornando o Maranhão mais verde com esse programa, estamos recuperando as nossas riquezas naturais. Estou na torcida por nossa vitória,” afirmou Lucyana Genésio, Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável.

O Programa Maranhão Verde está concorrendo na Categoria ‘Biodiversidade’, na qual serão analisados os critérios de aplicabilidade, inovação, sustentabilidade social e ambiental. De acordo com o site oficial do prêmio, no dia 1º de maio acontece a nomeação dos finalistas e, no dia 22 de agosto, serão realizadas as premiações. Entre os prêmios estão: patrocínio para realizar uma avaliação de impacto por meio do uso da Ferramenta de Impacto de Ação Climática (CAIT), participação no documentário “Protagonistas”, qualificação para uma mentoria com profissionais estratégicos em Nova York, entre outros.

O Programa Maranhão Verde tem o objetivo de fomentar e desenvolver projetos voltados à conservação e recuperação ambiental, promovendo a elevação de renda da população em situação de extrema pobreza através do Bolsa Maranhão Verde, além de ações de capacitação ambiental, social, educacional e profissional dos cidadãos. Em Pinheiro o programa já foi implantado, o cadastro dos beneficiários foi concluído hoje (19), sendo assim, muito em breve essas famílias começarão a receber os benefícios do programa.
No total, o programa beneficiou mais de 452 famílias maranhenses e, em 2021, tem previsão de investimento de R$ 2,5 milhões com sua expansão para quatro municípios da Baixada Maranhense (Pinheiro, Penalva, Palmeirândia e Santa Helena).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *