Bacuri : Prefeito Dr. Washington desenvolve ações de referências no combate à Covid 19

Um dos últimos municípios maranhenses a diagnosticar casos da Covid 19 no Maranhão, Bacuri tem recebido uma atenção especial na prevenção e combate da pandemia. O prefeito Dr. Washington assegura que os números refletem o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe de saúde pública. “Conseguimos retardar a chegada com ações de prevenção, que ainda continuam sendo desenvolvidas para evitar a disseminação de novos casos, e também focados nas estratégicas de tratamento dos pacientes acometidos pela doença”, afirmou prefeito.
Desde o início da pandemia foram montadas barreiras sanitárias no município para evitar a entrada de pessoas infectadas e o trabalho continuou com a instalação de pontos estratégicos dentro da cidade para distribuição de informativos e locais de higienização das mãos. Equipes também foram montadas em bancos, comércios e casa lotérica para orientar as pessoas sobre o distanciamento social para evitar aglomerações e a consequente disseminação da doença.
Dr. Washington disse que foram criadas três frentes de combate e tratamento dos pacientes da Covid 19 no município na Atenção Básica. O município transformou uma unidade básica de saúde em atendimento específico para Covid 19. A Unidade de Atendimento Irmã Clara atende de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 e das 14 ás 18 h, e conta com médico e enfermeiros para atender os casos suspeitos /confirmados da doença e conta com medicamentos que são dispensados mediante receita médica na própria unidade.
Outra ação de destaque no combate a doença foi a criação do Disque-Covid 19. O número (98) 98581-5802 foi disponibilizado para atender as dúvidas das pessoas, marcar atendimento da unidade específica ou em domicílio. “Se a pessoa estiver com suspeita, pode ligar que o enfermeiro esclarece as dúvidas e, se necessário, agenda uma consulta na unidade de atendimento para Covid 19”, explicou o prefeito. O município também dispõe de testes rápidos que são feitos obedecendo o prazo de sintomas para que o resultado seja correto.
Para acompanhar os casos de pacientes em recuperação, o prefeito criou a Equipe Volante que visita diariamente os pacientes para fazer o acompanhamento. A equipe é formada por enfermeiro, técnico de enfermagem e bioquímico e que são responsáveis em medir a pressão arterial, temperatura e oximetria de pulso dos pacientes em recuperação. “São pacientes medicados e que estão em recuperação. Se houver necessidade, a equipe volante também encaminha para a unidade hospitalar.
O município tem ainda a Equipe Volante de Suporte Psicológico, composta de psicólogo e fisioterapeuta para dar suporte psicológico aos doentes e seus familiares e o fisioterapeuta faz a reabilitação dos pacientes – que vem demostrando uma recuperação mais rápida dos pacientes. Dr. Washington também assegurou que todos os profissionais possuem EPI´s e as unidades de saúde contam com medicamentos para a Covid 19.
Para o atendimento hospitalar, foram criados novos protocolos de atendimento. Uma equipe composta de médico, psicólogo, assistente social atendem os pacientes com sintomas moderados e fazem a dispensação dos medicamentos. Os pacientes com sintomas graves são encaminhados para a Santa Casa de Cururupu.
Busca-ativa de pacientes – Os Agentes Comunitários de Saúde de Bacuri foram treinados para para fazer a busca ativa de pacientes com sintomas da doença e encaminhar para atendimento. O prefeito disse que esta ação visa tratar de forma precoce e evita a disseminação da doença e a super lotação dos leitos hospitalares. “Enquanto o Brasil tem uma taxa de letalidade de 7%, o município de Bacuri está com 1,5% (dois óbitos) e isso demonstra que estamos trabalhando de forma correta e evitando perdas de vida”, afirmou Dr. Washington. Bacuri conta com 150 casos confirmados, 50 recuperados e dois óbitos até a última atualização desta quinta-feira (04) de junho.

Dificuldades – Dr. Washington também decretou o isolamento social e uso obrigatório de máscara. Ele disse, que assim como os outros municípios, a população tem dificuldade de seguir as orientações da saúde. O prefeito falou ainda sobre as fake-news e o que a oposição vem fazendo para atrapalhar o combate da pandemia em Bacuri. “Contrariando as regras de isolamento social, grupos de oposição e pretensos candidatos vem realizando reuniões clandestinas e contribuindo para disseminar a doença. Temos casos de pacientes que foram infectados por terem burlados as recomendações e participado de reuniões de grupo de oposição”, afirmou o prefeito.
Ele disse que as fake-news são grandes entraves no combate a doença. “A equipe de saúde municipal vem trabalhando incansavelmente para conter o avanço da doença e os grupos de oposição estão preocupados com eleição e em disseminar catastrófica sequência de mentiras que afeta o trabalho da saúde em todo o município. Elas precisam ser humanos e se preocupar com a vida das pessoas que é sempre mais importante”, afirmou o prefeito.
Dr. Washington disse que outra mentira espalhada pelas redes sociais dão conta que o município recebeu milhões para combate a doença. Ele afirma que a lei sancionada e aprovada pelo Presidente Jair Bolsonaro tem como objetivo suprir as perdas de ICMS que os municípios tiveram com a pandemia. “Este dinheiro vai servir para pagar salários de funcionários e honrar com os compromissos da administração e funcionalidade do município”, afirmou. Os recursos serão enviados em quatro parcelas e ainda não tem data definida.

Presidente do Consórcio Conguarás e prefeito de Bacuri, Dr. Washington agradeceu ao governador Flávio Dino, ao presidente da Famem, Erlânio Xavier e ao secretário de Saúde do Estado Carlos Lula que viabilizou a aquisição uma ambulância (UTI Móvel) equipada com suporte avançado para transporte de pacientes graves da Covid 19 dos 10 municípios da região e respiradores doados para a Santa Casa de Cururupu e foi feito um convênio para a implantação de um aparelho de tomografia “O nosso lema é que a união fortalece o desenvolvimento e é isto que temos sempre demonstrado por meio do Consórcio Conguarás”, garantiu o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *