Construção da ponte entre Central e Bequimão alcança 60% de execução

                                              Serviços da Ponte Central- Bequimão em execução

Apesar da global crise sanitária, o Governo do Maranhão tem feito rigorosos ajustes para que importantes obras continuem avançando no estado.

Os trabalhos da ponte para interligar os municípios de Central até Bequimão e todo o Litoral Ocidental estão com 60% dos serviços executados. Atualmente, foram concluídos os trabalhos de perfuração das estacas em água, que utilizaram a plataforma Iemanjá para executar as perfurações.

Devido à pandemia, os trabalhadores têm sido monitorados em um alto controle de vigilância sanitária. A concretagem dos blocos em água continua em atividade e as equipes trabalham para chegar finalizar o décimo bloco.

O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, reforça o compromisso e o empenho do governo em garantir a continuidade dos serviços na ponte. “Nós enfrentamos grandes desafios desde o início dessa obra. As nossas equipes trabalharam com o uso de uma plataforma, para minimizar o impacto da elevação da maré, e agora, atuam com forte controle de segurança, para continuarmos essa obra tão importante para todo o litoral do Maranhão”, disse.

Estruturas

As estruturas metálicas, cerca de 1.600 toneladas, serão futuramente instaladas sobre os blocos prontos. Todos os materiais da ponte do lado de Bequimão já estão armazenados no canteiro, e o restante deve estar no lado de Central do Maranhão nos próximos dias.

As últimas lajes pré-moldadas estão sendo concretadas e, juntamente com barras de aço, formarão o tabuleiro da ponte.

Segurança

Todos os serviços executados passaram por rigorosos testes de integridade e qualidade, obedecendo às normas técnicas vigentes visando a segurança e garantia da obra.

Além dos trabalhos na parte estrutural, a equipe também garante a trafegabilidade do acesso à obra neste período chuvoso, que também favorece a população que reside ao longo do trecho.

A obra segue atendendo todos os protocolos dos agentes de saúde nesse período de pandemia.

A ponte sobre o rio Pericumã, que possui 589 metros e 15 eixos, é uma das obras mais complexas da engenharia que está em execução para interligar os municípios de Central e Bequimão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *