Presidente da Famem solicita fiscalização ostensiva no fluxo de pessoas nas divisas do estado

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, enviou nesta sexta-feira, 20, ofícios ao chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; aos secretários de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portella; e de Saúde, Carlos Lula, e aos superintendentes da PRF, Paulo Fernando Nunes, e da Vigilância Sanitária, Edmilson Diniz, solicitando reforço na fiscalização nos municípios maranhenses que fazem divisa com outros estados.

Segundo assinalou Erlanio Xavier no documento, é necessária a adoção de medidas urgentes de controle do fluxo de pessoas entre estas cidades e estados vizinhos diante da vulnerabilidade destas populações à pandemia que assola a nação pelo surto do Covid-19. Na solicitação, o presidente da entidade municipalista chama atenção para o caráter temporário e urgente da fiscalização como forma eficiente de evitar a propagação do contágio.

Para assegurar a saúde e segurança da população, Erlanio Xavier pede atenção especial nas divisas dos municípios de Carutapera, Imperatriz, Timon, Barão de Grajaú, Alto Parnaíba, Araioses, Tasso Fragoso, Loreto, Carolina, Estreito, São Pedro da Água Branca, Itinga do Maranhão, Boa Vista do Maranhão, São Francisco do Maranhão e São Bernardo.

Estreito

Na cidade de Estreito, divisa entre Maranhão e Tocantins, apesar do bloqueio da Polícia Militar do Maranhão impedindo a entrada de ônibus interestaduais oriundos de outras partes do país, milhares de pessoas cortam diariamente a ponte Juscelino Kubitschek, vindas de Aguiarnópolis (TO) sem qualquer tipo de fiscalização ou controle. A situação tem gerado preocupação entre moradores da região e deixou em alerta as autoridades locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *