Prefeito Luciano participa de audiência pública mobilizada pela deputada Dra. Thaiza Hortegal sobre melhorias no ferry boat

O município de Pinheiro (MA) sediou audiência pública para discutir os serviços de transporte aquaviário do Maranhão, especificamente os ferry boats que fazem travessia da capital para a região da baixada maranhense. O evento foi realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, a pedido da deputada Dra. Thaiza Hortegal (PP), que desde 2019 vem cobrando melhorias e realizando fiscalizações.

Participaram da audiência representantes da MOB, PROCON, EMAP, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Pinheiro, Internacional Marítima, CDL, OAB, entre outras organizações locais e estaduais. O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, representou os municípios da baixada maranhense na audiência e destacou o trabalho do governador Flávio Dino na modernização dos serviços de transporte aquaviário.

“Esta demanda é antiga em nossa região, e a gente tem que agradecer ao governador Flávio Dino porque é uma outra realidade de 5 anos pra cá, a exemplo da modernização dos terminais da Ponta da Espera e Cujupe. E só o fato do governador entender e determinar nova licitação nos enche de orgulho porque a gente sabe que a concorrência é que traz a qualidade de serviço. Esperamos que realmente agora melhore para os passageiros nesta região de um milhão e meio de habitantes que tem como trajeto mais rápido usar o serviço de ferry boat”, destacou o prefeito Luciano.

A audiência pública garantiu oportunidade para cidadãos proporem melhorias, como fez Louredir Lobato, técnico de enfermagem, que falou da necessidade de equipe capacitada para casos de emergência durante a travessia. O vereador de Pinheiro, Ednildo Rodrigues, falou do tratamento desumano pelos profissionais das empresas com os passageiros, e a disponibilidade de ferry extra em casos de superlotação. A vereadora Selma Durans pediu providências para existência de um posto de vendas na cidade de Pinheiro para facilitar a compra das passagens.

“Desde os problemas estruturais das embarcações até os serviços de vendas das passagens, entre outras demandas, foram citados nesta audiência. O mais importante é que o governo do estado e as empresas estiveram presentes neste momento democrático para ouvir as sugestões dos cidadãos que desejam ver as melhorias de uma vez por todas. Então, esses depoimentos vão compor um relatório que vou encaminhar ao governador Flávio Dino e às empresas como instrumento participativo, como nossa colaboração para o processo licitatório”, destacou a deputada estadual Dra. Thaiza.

O presidente da Agência de Mobilidade Urbana, Lawrence Melo, representando o Governo do Estado destacou que será na gestão do governador Flávio Dino a primeira vez que o serviço será licitado. A previsão é que até o dia 20 de março o Edital seja publicado, que culminará na contratação das empresas com todas as previsões legais de conforto, praticidade e qualidade dos serviços.

“Esse momento condiz com o modelo de governar do governador Flávio Dino, de estar próximo da sociedade, poder ouvir, e otimizar as ações do governo a partir do que a sociedade entende que é melhor pra ela. Então, semana que vem teremos o lançamento do edital da licitação, onde estarão previstas várias obrigações que devem ser obedecidas pelas empresas além das diversas sugestões que foram apresentadas e construídas entre sociedade e governo do Maranhão”, enfatizou Lawrence Melo, presidente da MOB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *