SETEMBRO AMARELO: SECRETARIA DE SAÚDE DE PINHEIRO REALIZA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO NA EMPRESA CONSÓRCIO NORTE ENGENHARIA

Em adesão à campanha de valorização à vida, a Prefeitura de Pinheiro está realizando neste mês, intensa programação de ações de prevenção ao suicídio, em decorrência do Setembro Amarelo. As ações vão desde rodas de conversação em escolas e postos de saúde, a palestras em empresas da iniciativa privada.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro, através da coordenadora da saúde na escola, Paula Machado, e da coordenadora da hiperdia, Joelmara Furtado, realizaram na manhã da última quarta-feira (25) uma palestra alusiva as atividades da campanha na empresa Consórcio Norte Engenharia, empresa liderada pela Eletronorte.
Na ocasião os participantes puderam fazer perguntas e obtiveram respostas sobre o assunto ainda pouco discutindo na sociedade e em ambientes de trabalho.
“As campanhas ajudam a criar canais para as pessoas falarem sobre o assunto. Ao ouvir que pode se comunicar, a pessoa pode falar com quem estiver com ouvido atento para ajudar e para julgar”, disse Joelmara Furtado.

Para a coordenadora Paula Machado, é fundamental falar sobre o assunto, entender as causas do problema para ajudar e prevenir a depressão e o suicídio.
“A importância está na necessidade dos profissionais e da comunidade em geral entenderem que o suicídio existe, e que devemos saber como orientar aos terceiros sobre o modo correto de verificar a necessidade de abordar o amigo/colega/cidadão que necessite de ajuda, tendo em vista as diferentes formas/sintomas que agem e interferem no dia-a-dia de cada um daqueles que se enquadram nos públicos-alvo”, disse Paula Machado.

“É importante que a gente dialogue sobre o assunto porque, muita das vezes, com orientação, apoio e compressão de uma situação ou problema, conseguimos preservar vidas. Por isso o cuidado com a saúde mental é fundamental e temos que multiplicar a informação”, disse o secretário de saúde Fred Lobato.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), informam que cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo, ou seja, uma a cada 40 segundos. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil ocorrem 32 casos de suicídios por dia, colocando o país como 8º no ranking mundial em taxas de suicídio, sendo que 90% dos óbitos poderiam ser evitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *