Arraial de Guimarães é oficialmente aberto pelo prefeito Osvaldo Gomes

O prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, fez nesta sexta-feira (21) a abertura oficial dos festejos juninos de Guimarães. O Arraial do Quentão já estava funcionando desde o dia 13 de junho, mantido pelos barraqueiros. Agora o patrocínio das brincadeira passou a ser da gestão municipal.

Além de priorizar as manifestações culturais locais, a Prefeitura montou um barracão para danças, comidas típicas, oficinas de artesanatos e feiras de produtos locais. “A nossa intenção é resgatar as tradições culturais de Guimarães e transmitir para as novas gerações “, justificou o prefeito.

No barracão são ensinados a confeccionar cofos, abanos, aviõezinhos de palha e comidas típicas. “A cidade de Guimarães sempre foi um berço cultural muito grande, onde viveram grandes escritores como Maria Firmina dos Reis, Urbano Santos, Sousandrade, Monsenhor Estrela, João Pedro Vieira e Sotero dos Reis, e também deu origem ao sotaque de zabumba e não pode deixar que suas tradições culturais fiquem esquecidas”, disse o prefeito.

O secretário de Cultura e Turismo, Antônio Gomes, disse que os batizados dos dois bois de Guimarães acontecem no próximo domingo (23) e que o círculo junino é importante porque gera renda para as pessoas. “Os artesanatos e comidas típicas feitas por pessoas da comunidade serão expostas e vai gerar renda para as famílias”, afirmou.

As próximas manifestações culturais acontecem em julho (Fórum Estadual de Cultura), agosto (Semana da Cultura), setembro (Festejo de São José) e outubro (Semana da Cultura, organizado pela escola e que vai contar com a presença de pesquisadores de todo o país em busca de conhecimentos das obras de Maria Firmina dos Reis).

Na primeira noite do arraial teve as apresentações do Dança Portuguesa Império de Portugual e tambor de crioula Flor de São Benedito, da dona Salustina Mafra. O responsável pela dança portuguesa, Vanderson Carvalho, disse que o tema da dança este ano reflete as cores do inverno, verão, outono e primavera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *