Prefeito Luciano Genésio solicita investimentos na saúde de Pinheiro

Em audiência pública sobre orçamento participativo realizada pelo Governo do Estado nesta terça-feira (28), em Pinheiro, o prefeito Luciano Genésio solicitou investimentos para a saúde. O orçamento público é o instrumento utilizado pelo Governo para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria, entre outros). Esse planejamento é essencial para oferecer serviços públicos adequados, além de especificar gastos e investimentos que foram priorizados pelos poderes.

O prefeito Luciano Genésio disse que a audiência pública é importante para debater os problemas da região. “É uma oportunidade eu temos de colocar nossas propostas e metas de investimentos. Esperamos continuar com esta parceria e que o governo do estado possa nos ajudar, principalmente alocando recursos para a saúde, onde estamos pactuados para atender 17 municípios e estamos atendendo mais de 40 municípios. O governo federal não tem atendido aos nossos apelos de investimentos e precisamos da parceria do Estado para que os serviços não retrocedam”, afirmou o prefeito.

Em Pinheiro funcionam os Hospitais de média e alta complexidade Antenor Abreu, Materno Infantil, Centro Especializado (parceria com UFMA) e o Macro Regional. “Não podemos fechar as portas para a população. Ao longo deste tempo, conquistamos melhorias na saúde e não podemos mudar a realidade. Precisamos que os deputados aqui presente Leonardo Sá coloque as diferenças de lado e nos ajude a fazer com que o município de Pinheiro e toda a região da baixada volte a crescer e se desenvolver”, completou Luciano Genésio.

O secretário de Estado de Comunicação e Articulação Politica, Rodrigo Lago, disse que na audiência participativa, o povo é convidado a participar das principais decisões do governo. “As audiência públicas serão realizadas em 35 municípios e vai abranger todos os municípios. Aqui em Pinheiro temos seis municípios elegendo as suas prioridades e que serão futuramente selecionadas para serem incluídas no orçamento do Estado”, explicou. Estavam presentes os representantes de Pinheiro, São Bento, Peri-Mirim, Pedro do Rosário e Presidente Sarney.

O deputado Leonardo Sá também elogiou a iniciativa do governador Flávio Dino em fazer as audiências públicas para ouvir as demandas das regiões. “Prioridades como saúde, infraestrutura e educação serão votadas aqui e nas outras regiões e priorizadas pelo governo. Este orçamento será encaminhado para  Assembléia Legislativa para aprovação e algumas das demandas eleitas hoje serão realizadas”, explicou.

Stêlio Castro, que é vice-prefeito de Pinheiro, também falou sobre a importância do encontro. “O orçamento participativo é um direito de liberdade e á democracia, onde a população pode participar da gestão do Estado e direcionar as nossas prioridades para que recebam investimentos do Estado”, completou. O Defensor Público Gil Henrique disse que as oitivas sobre orçamento participativo serão realizdas em todo o estado, algumas de forma simultânea. “Além de Pinheiro, hoje estamos fazendo audiência pública em Viana”, justificou.

Vídeo – Confira a entrevista concedida pelo prefeito Luciano Genésio:

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *