Falas presidenciais anima prefeito de Bacuri

O prefeito de Bacuri, Washington de Oliveira (Dr. Washington) considerou positivas as falas dos presidentes Jair Bolsonaro (da República), Rodrigo Maia (da Câmara dos Deputados) e Davi Alcolumbre (do Senado), no segundo dia da XXII Marcha para Brasília em Defesa dos Municípios. As autoridades foram à reunião expor suas metas para fortalecer o Pacto Federativo e promover uma política municipalista que favoreça o desenvolvimento das comunidades do interior do Brasil.

Para o prefeito, os oradores acenaram com a possibilidade de ampliar a oferta de recursos que permita aos gestores municipais responder positivamente às atribuições que são cada vez maiores, sem a correspondente sustentação financeira. Ele avalia que, se se consolidar a promessa da descentralização de recursos, os governos municipais atenderão melhor as necessidades da população e a execução das políticas públicas hoje em andamento.

Preocupação – O prefeito aplaudiu as colocações do Presidente da República, que anunciou que a descentralização dos recursos financeiros ocorrerá logo, já que as ações das políticas públicas já foram descentralizadas. Washington comentou sobre o grande volume de responsabilidades a cargo das administrações municipais, com as verbas para executa-las ainda presas em Brasília.

Mas o prefeito manifestou preocupação com o discurso do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia. “Ele condiciona a maior ajuda aos municípios à aprovação da Reforma da Previdência, alegando que o Orçamento está 95% comprometido, impedindo, a aplicação de uma política financeira mais justa”. O prefeito observou sinais de entraves na pretensão do presidente em ajudar os municípios financeiramente.

Otimismo – Doutor Washington gostou do discurso do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Considerou-o otimista, principalmente pela promessa de que lutará para que as emendas parlamentares alinhadas sejam liberadas, “Isto nos proporciona a esperança de podermos consolidar as ações já iniciadas, principalmente para atender problemas advindos com as volumosas chuvas que atingem nossas regiões no Maranhão.

O mesmo otimismo ele manifestou em relação à reunião da bancada maranhense com os prefeito, prevista para ontem. Disse acreditar que os apelos dos gestores municipais sensibilizariam os representantes na Câmara e no Senado, que já conhecem a realidade enfrentada pelos administradores. Lembrou a Educação tem uma política remuneratória de sacrifica o município, porque o Fundeb não acompanha os reajustes determinados pelo governo federal.

Comentou também sobre a Saúde, que tem equipes e programas cujos custos não são totalmente cobertos pela União e obrigam os municípios a toda sorte de malabarismo para pagar o custo real da ação. O prefeito considera de justiça que os valores atualmente transferidos sejam corrigidos. Bem como espera que equívocos relativos à Lei de Responsabilidade Fiscal seja corrigidos. Exemplifica com a existência de índices distintos de gastos nela e em leis correlatas, oriundas da mesma autoridade, que dificultam a aplicação da legislação.

Busca – O prefeito de Bacuri visitou alguns ministérios para solicitar atendimento de emergências criadas pelas chuvas. Finalizou dizendo que a marcha é fundamental para que os prefeitos utilizam seu poder de pressão e mostrem a congressistas e executivos do governo federal suas necessidades e a forma de contornar os entraves que a administração municipal enfrenta no País.

0 pensou em “Falas presidenciais anima prefeito de Bacuri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *