Estado recebe lideranças da Regional de Itapecuru Mirim para tratar sobre Hospital de Matões do Norte

Lideranças de Itapecuru Mirim se reuniram com Governo. (Foto: Divulgação)

Representantes dos 14 municípios que compõem a Região de Saúde de Itapecuru Mirim se reuniram na tarde desta quinta-feira (7) com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, no auditório da Casa Civil, para tratar da situação do Hospital Geral de Matões do Norte (HGMN). O principal ponto da pauta foi a reforma da unidade.

Também participaram da reunião o presidente do Conselho das Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão (COSEMS-MA), Vinícius Santos, o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, e a presidente da Comissão de Intergestores Regional (CIR) de Itapecuru Mirim, Claudia Melo Coelho e o ex deputado Junior Marreca, que esteve representando o deputado federal Marreca Filho.

Foi reiterado pelos secretários de Estado que o Hospital não será fechado, e que os funcionários receberão seus salários e retornarão após a conclusão das obras de adequação na unidade. Júnior Marreca disse que a luta será para que o Hospital volte a funcionar com todos os serviços de trauma, emergência e urgência. “Vamos lutar para melhorar o atendimento de saúde da população que precisa deste hospital”, afirmou.

De acordo com o secretário Carlos Lula, os pacientes poderão ser atendidos nos hospitais da rede estadual localizados em Itapecuru-Mirim, Peritoró e Alto Alegre do Maranhão enquanto a obra de adequação estiver em execução. “O fechamento temporário da unidade de Matões por 60 dias foi para melhorias da estrutura que já existe, além de apresentarmos proposta de mudança de perfil para ampliar e melhorar o serviço já oferecido”, disse.

Após ouvir as demandas e propostas feitas pelos gestores municipais, o secretário propôs um novo encontro para manter em discussão uma nova proposta para o perfil da unidade de saúde, que abrirá em dois meses.

Finalizando o encontro, o secretário Marcelo Tavares voltou a afirmar que o diálogo será mantido e que cabe a Secretaria de Estado da Saúde gerir e pensar as melhores estratégias para assistir as demandas de saúde da população maranhense.

Policlínica de Matões do Norte

O encontro também serviu para apresentar aos representantes dos municípios o plano de construção de uma policlínica no local onde está instalado o HGMN. Com a policlínica, serão ofertados atendimentos de Cardiologia, Cirurgia e Clínico Geral, Endocrinologia, Ginecologia, Ortopedia, serviços com Psicólogo, Exames de Laboratório, dentre outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *