Empreendedorismo jovem é estimulado em Cedral

A Prefeitura de Cedral, por intermédio da Secretaria de Educação, promoveu a Primeira Feira do Projeto Jovens Empreendedores – Primeiro Passos (JEPP), que integra o Programa Nacional da Educação Empreendedora (PNEE) mantido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Ele é parte da ação do serviço destinada a estimular a cultura empreendedora entre estudantes.

A mostra reuniu mais de mil alunos das escolas da rede municipal, administrando barracas com a produção diversificada que desenvolveram e demonstrando segurança nas diversas etapas do empreendedorismo que lhes foi ensinado pelos técnicos do Sebrae. A unidade de Cedral está sob jurisdição da Gerência do SEBRAE em Pinheiro, administrada por Graça Fernandes e Fernando Reis.

Objetivo – O prefeito Fernando Cuba festejou a conclusão dessa etapa do projeto, reafirmando a importância da ação desta programação do Sebrae. Cedral conta com a Sala do Empreendedor, outra iniciativa do serviço para estimular a experiência do negócio próprio. Ele percorreu as “lojas” instaladas no local da mostra, parabenizou os participantes e incentivou os que ainda não aderiram ao projeto.
Ele aproveitou para uma retrospectiva de seu atual mandato (dois anos cumpridos de um total de quatro, três de prefeito e um de vice-prefeito). Justificou a falta de mais realizações pelo fato de haver encontrado a administração sucateada. Mas reafirmou que, com o vice-prefeito Carlos Costa (Maguila) tem dado injeção de ânimo à população e mostrado a disposição de trabalhar por um Cedral desenvolvido.

Lema – Ao explicar o uso do lema de sua administração (“Trabalhando a gente faz”), disse que a vontade política que move a equipe de governo não se retrai; que ela está cada vez mais disposta a promover realizações. E disse que o evento que celebrava “é um testemunho dessa dinâmica administrativa e da nossa disposição para construir um Cedral cada vez melhor”.

Cuba admitiu que a situação de falência encontrada do governo municipal quando assumiu, , associada à pandemia, atrapalhou seus planos, mas esse cenário está sendo corrigido gradualmente, de modo a ser acelerado o processo de desenvolvimento municipal. O vice exaltou a parceria Cedral – Sebrae no projeto JEPP, o trabalho que Cuba realiza, “apesar das dificuldades”, para atender as necessidades da população, principalmente a vulnerável.

Jovem empreendedor – A secretária de Educação e primeira-dama Eliedene Cuba observou que esta feira estava programada para o ano passado, mas foi suspensa por causa da pandemia. “Mas de agora em diante esperamos não enfrentar obstáculos para a realização. Nossa disposição é incentivar os jovens a terem, na iniciativa própria, a saída para seu sucesso nos negócios, aproveitando sua criatividade”.

Ela acredita que esse despertar para o empreendedorismo entre os jovens possa promover uma sociedade mais justa e igualitária, de cidadãos ativos e independentes”. E relacionou itens de produção feitos pelos estudantes, depois dos ensinamentos em sala de aula com orientação dos técnicos do Sebrae, agora expostos e comercializados na feira (produção diversificada).

Foco – Jovens com vocações múltiplas, atuando em equipe, recebem orientação para desenvolverem suas habilidades, enfrentarem desafios e se estabelecerem por conta própria. Este é o foco da Educação Empreendedora nas escolas, conforme esclareceu Aricélia Cantanhede. Integrante da Unidade Sebrae em Pinheiro, ela representou a gerente da unidade, Graça Fernandes, e o subgerente Fernando Reis.

Ela informou que a feira é a etapa final do projeto, aplicado durante meses nas escolas, reunindo estudantes e integrantes do sistema educacional. Neste caso, capacitando os servidores do sistema para que eles repassem a orientação aos alunos. Foram cumpridas etapas de acompanhamento, formação e execução. Todo o processo envolveu mais de 50 professores. Para ela, o objetivo foi alcançado, com o público-alvo sendo estimulado em suas habilidades e competências, conforme indicações pré-estabelecidas. Enfim, teremos, em alguns anos, jovens empreendedores formados concluiu a delegada do Sebrae.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *