Secretaria Municipal de Cultura promove exposição de artistas locais e live em comemoração ao dia das mães

A Secretaria de Cultura de Pinheiro promoveu a primeira exposição de artesãos pinheirenses, a feira de artesanato permanente, e a live em homenagem ao dia das mães.
O evento aconteceu na Casa Grande na Área de Proteção Ambiental, a exposição e a live foram realizadas em um local amplo e aberto e respeitou todos os protocolos sanitários, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.

A live,  teve  grande apresentações com cantores locais, Welivelton, Denis Braga, Jojó Carey, Ducarmo Cardoso, Ed Nunes e Larércio Negrão, foi transmitida ao vivo pelo canal oficial no youtube da Secretaria Municipal de Cultura. Foi um sucesso com grande audiência, durante a programação houve sorteio de premiações para as mães que participaram ao vivo da live.

A  primeira exposição de artesãos da terra teve  obras  de artistas conhecidos na cidade como: Cid Franca, Ducarmo Cardoso, Wellington Luis, Claudio Cardoso, Josimar Furtado, Fábio Sousa, Lurdinha, Soraia, Geane, Nelma Lafontaine, Silvilene, e muitos outros artistas. Foram 11 expositores com várias obras de artesãos locais, pinturas, vasos, arranjos florais, peças em coco, resina, gesso, cerâmica, desenhos, bordados, trabalhos em EVA, crochê, pinturas em tecidos, garrafas, toalhas e diversos trabalhos artesanais.

A exposição “Artesãos da terra” continua na sala cultural e poderá ser vista pelo público em geral, ela está na galeria da sala de cultura, ao lado da Secretaria Municipal de Cultura, na APA.

O secretário de Cultura, Paulinho Enfermeiro, ressaltou a importância da feira de artesanato. “O evento ajuda na divulgação do trabalho dos artesãos do município, além de mostrar parte dos projetos culturais desenvolvidos pela Secretaria de Cultura, com a intenção de despertar a sensibilidade e conhecimento da arte aos frequentadores”, disse.

“Por meio desta ação buscamos dar visibilidade ao trabalho criativo dos artesãos pinheirense e assim valorizar essa produção, mostrando como o artesanato pode ser utilizado no desenvolvimento da economia como meio de geração de renda”, afirmou Wedison Soares, Coordenador Técnico Audiovisual da Secretaria de Cultura.

Josimar Furtado, professor e artesão, também reforçou que promover o fortalecimento do artesanato local como setor econômico sustentável e calcado na valorização das referências culturais também é um dos objetivos do evento e do projeto. “Com a realização de exposição e feira de artesanato e de gestão como parte da programação, temos também o objetivo de favorecer a ampliação do acesso ao mercado e a valorização do artesanato regional”.

Para participar da Feira de artesanato, os artesãos do município os interessados devem procurar a secretaria de cultura pessoalmente na APA, de segunda a sexta-feira em horário comercial e inscrever-se, ou entrar em contato com os organizadores do evento Wedison Soares, WhatsApp 98 985525-6588 e Josimar Furtado 98 98315-7239.

Por Wedison Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *