O jornalista, advogado, escritor, compositor e ex-prefeito de São Mateus do Maranhão, Hamilton Nogueira Aragão (Miltinho Aragão – PSB – foto), assume, na terça-feira, 11 de junho, na Assembleia Legislativa do Maranhão, em princípio, por quatro meses. Substitui a deputada Daniella (PSB), que espera a homologação do seu nome pela convenção municipal do partido para concorrer à prefeitura de Presidente Dutra, nesta eleição municipal.
Prestes a completar 60 anos (dia 4 de julho), a posse é como presente antecipado de aniversário e coroamento de uma carreira política de sucesso.
Trajetória que o animou a escrever “Eleições Municipais: como vencer e como governar”, com lições de como conduzir uma campanha e como administrar o mandato depois de eleito. Apresenta a publicação como “recurso para as equipes de políticos, quer novatos, quer experientes; classifica-a como importante tratado no campo da literatura política”.
Trajetória – Miltinho Aragão foi prefeito de São Mateus do Maranhão entre 2013 e 2020, amealhando experiência política e administrativa que lhe permitiu eleger seu substituto, o sobrinho Ivo Rezende, liderança em ascensão, que, em menos de dois anos, foi eleito presidente da FAMEM e chegou a uma vice-presidência da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Sob orientação do tio, Rezende concorrerá à reeleição e tem amplas chances de vitória.
Graduado em Comunicação e Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na Comunicação Miltinho atuou como repórter nas Rádios Educadora e Imperatriz e de televisão, na TV Difusora. Na atividade jurídica exerceu a função de chefe de Procuradoria, não antes de advogar por 20 anos. Diz que “política é paixão pura” e que o sucesso na área decorre da exposição, da polarização e do despertar das paixões dos eleitores.
Profissão de fé – Há dois dias, Miltinho Aragão recebeu a visita do prefeito de Cururupu, Aldo Lopes. O município é um dos mais expressivos colégios eleitorais que o apoia; ali teve a segunda maior votação para deputado estadual em território maranhense, na eleição de 2022, só superada pela de sua terra natal. Na ocasião, fez a seguinte profissão de fé: “Cururupu sabe que pode sempre contar comigo; todas estas demandas serão atendidas, para que possamos melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida da população cururupuense”.
Ao “amigo e irmão” Aldo Lopes assegurou levar ao governador Carlos Brandão as reivindicações feitas: melhorias das estradas vicinais, pavimentação asfáltica e estruturação no estádio municipal.