Promotora de Justiça Alineide Martins Rabelo Costa, titular da 11ª Promotoria Especializada na Defesa do Consumidor instaurou inquérito para apurar suposto cartel
O Ministério Público do Maranhão, por meio da 11ª Promotoria Especializada na Defesa do Consumidor, instaurou inquérito para apurar suposto cartel formado por três redes distribuidoras de carne bovina no Maranhão: Mateus Supermercados S/A; Rio Grande Comércio de Carnes Ltda – FRIBAL e Fribal Franchising Ltda. – EPP; além do Frigorífico de Timon S/A – FRIGOTIL.
Segundo a representação do Ministério Público, um procedimento preparatório apontou “indícios de práticas comerciais abusivas no mercado consumidor maranhense, especialmente pela manipulação e controle indevidos dos preços da carne bovina”.
Denúncia
O deputado estadual Eric Costa (PSD) já havia iniciado um debate sobre o assunto. Por mais de uma vez, ele denunciou da tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, a grande diferença entre o preço praticado pelos frigoríficos ao adquirir carne bovina dos criadores e o preço final ao consumidor.
O parlamentar chegou a propor uma ação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, para apurar se existe acordo de preço entre os frigoríficos, ou se existe uma divisão regional de mercado.
“Se nós conseguirmos comprovar isso, prestaremos um grande serviço não só aos consumidores, não só aos produtores, mas à economia em geral do Maranhão”, denunciava o deputado, Eric Costa.
Fonte: https://observatoriodablogosfera.org/