Em concorrido ato político, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, assinou ficha de inscrição no Republicanos (10), juntamente com vereadores que integram a base política do governo municipal na Câmara. Os novos filiados foram recepcionados pelo presidente regional, deputado federal Aluísio Mendes, que deu as boas vindas em nome do presidente nacional, deputado federal Marcos Pereira (SP).
A filiação representou o reconhecimento dos líderes cururupuenses à atuação do parlamentar em favor do desenvolvimento municipal. Filiaram-se os vereadores Marcos Soares, Josean Almeida, Aldo Ferraz e Antônio Filho. Destaque para a filiação da policial e ex-vereadora Hellen (Maravilha) Cerveira, que disputou a prefeitura em 2020 (recebeu 1.255 votos).
Gratidão – Aluísio Mendes manifestou, mais uma vez, gratidão pelos votos recebidos no município, que o fizeram integrar a bancada maranhense no Congresso Nacional. Renovou a satisfação de contar entre seus amigos com o povo de Cururupu, liderado pelo prefeito, a quem reafirmou amizade.
Citou a primeira-dama Rejane Lopes, o vice-prefeito Gustavo Pestana, o ex-prefeito de São Mateus Miltinho Aragão (diretor-geral da FAMEM) e classificou os novos filiados como quadro qualificado, que enriquece o Republicanos e dá ao partido projeção política no Maranhão, enobrecendo a agremiação.
Conclamação – O deputado chamou a atenção para os cuidados que o eleitor deve ter para escolher seu representante nos diversos poderes, para o bem da comunidade e para a segurança dos cidadãos. Exaltou o eleitor cururupuense pela escolha de Aldo Lopes e elogiou o trabalho do gestor pelo progresso do município.
Conclamou as mulheres para terem participação ativa na política, uma das bandeiras mais defendidas pelo partido. Chamou a atenção para a bancada feminina que milita na Câmara dos Deputado. Em Cururupu apelou para que a primeira-dama lidere movimento forte para esta participação.
Sem prejuízo – Indagado sobre possíveis revezes com o Palácio dos Leões pela filiação, Aldo Lopes esclareceu que o acordo com amplamente debatido com o Governo do Estado, com o acompanhamento de Miltinho Aragão (FAMEM) e entendimento das lideranças envolvidas nas discussões. “Esta não é uma situação de confronto, mas de coalizão”, tranquilizou o prefeito.
No diálogo entre os envolvidos ficou estabelecido que, para o pleito municipal de 2024, a chapa majoritária será constituída por um indicado pelo Republicanos (cabeça) e o vice dos quadros do PSB, contemplando os entendimentos realizados). Bem como a chapa de vereadores dos partidos no poder se dividirá igualitariamente. Assim haverá ampla base política para êxito da futura gestão.
Coalizão – A união dos dois partidos para o pleito de 2024, majoritária e proporcionalmente se consolidará com a reunião prevista para o final do mês, quando o PSB promoverá as filiações que consolidarão o acordo. Segundo o prefeito será um ato político tão grandioso quanto o que foi agora realizado.
Indagado sobre a motivação para a articulação, Aldo Lopes disse que foi uma homenagem ao deputado Aluísio Mendes, parceiro da administração, e que vislumbrou neste acordo a possibilidade de Cururupu prosseguir firme no processo de desenvolvimento que se implantou com o governo municipal atual.
Presença feminina – Atenta ao apelo do presidente regional do Republicanos, a líder Hellen (Maravilha) Cerveira filiou-se ao partido para concorrer a uma cadeira na Câmara. Ex-candidata a prefeita contra Aldo Lopes, ela justificou sua posição atual pela aprovação do trabalho do prefeito. “Ele é a melhor opção para a cidade”, observou.
A líder concordou com a necessidade da presença de mulher na política municipal, militância que contribui, com sua sensibilidade, para o encaminhamento dos problemas mais sensíveis. “Vou concorrer, pelo 10, a uma cadeira no parlamento municipal. Ali está faltando a sensibilidade feminina e estou pronta a dar minha contribuição”, justificou.
Chapa – Pelo acordo estabelecido, a chapa Aldo Lopes (Republicanos) x Gustavo Pestana (PSB) será a força-motriz da campanha majoritária municipal, aliada a uma relação de candidatos a vereador, liderada pelos atuais parlamentares e pelas novas lideranças, distribuídos pelos dois partidos. Miltinho Aragão, observador do acordo pela FAMEM, considera que o município e o povo é que ganharão, com o prosseguimento do trabalho que a dupla Aldo x Gustavo proporcionará.
O vice-prefeito Gustavo Pestana celebrou o acordo. No fim do mês ele vai filiar-se ao PSB, consolidando a articulação para dar o “ponta-pé” inicial na pré-campanha para o pleito majoritário de 2024. Pestana voltará ao PSB, no qual militou, antes de rápida passagem pelo PDT. Disse deixar bons amigos nesta agremiação, na qual seu pai José Francisco Pestana exerceu saudável militância.
Perfil do Republicanos
Perfil – Aos novos filiados Aluísio Mendes apresentou o perfil da agremiação que passaram a integrar: bancada de quatro senadores, 42 deputados federais, 75 deputados estaduais, um distrital (DF), dois governadores e dois vices (mais de 43 milhões de votos em números atuais). Foi pioneiro como partido político feminista do Brasil, há mais de 100 anos, por iniciativa de Leolinda de Figueiredo Daltro (RJ – 1910).
O presidente nacional Marcos Pereira (2023-2027) definiu a agremiação como defensora da manutenção de postura “republicana, ética, ímpar e zelosa com a coisa pública, com o erário público e com o bem público”. Em Brasília funcionam o Diretório Nacional, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) e a Faculdade Republicana – a primeira instituição de ensino superior brasileira ligada a um partido, destinada à graduação e pós-graduação em política.
Após a filiação, o prefeito Aldo Lopes (se junta a outros 43 prefeitos e 387 vereadores filiados ao Republicanos no Maranhão), passa presidir o partido no município e a integrar a Executiva Estadual, na condição de segundo vice-presidente. Na eleição de 2024 o partido pretende lançar 72 candidatos a prefeito. E crê na vitória com o trabalho desenvolvido pela sua crescente militância.