Guimarães comemora 266 anos de soberania

Guimarães (coirmã maranhense da cidade portuguesa do mesmo nome) celebrou 266 anos de emancipação político-administrativa nesse 19 de janeiro. A população, mobilizada, prestigiou a extensa programação, que incluiu atos religiosos, cívicos e culturais, esportivos e de entretenimento artístico, representativos da satisfação popular em comemorar a data.

O prefeito Osvaldo Gomes liderando o secretariado; a presidente da Câmara, vereadora Luiza Ramos comandando as lideranças políticas e comunitárias uniram-se aos demais segmentos para mostrar a força de uma história que se estende por mais de dois séculos e meio. Personalidades às quais a cidade deve benefícios foram homenageadas com títulos de cidadania, como habitualmente ocorre na data.

Balanço – O prefeito prestou contas de várias realizações, entre as quais a conclusão da estrada Guimarães – Araoca (praia), empreendimento que impulsionará o turismo, com inauguração prevista para domingo 28 de janeiro. Nesse particular, destacou a contribuição do SEBRAE num programa que possibilitará ao futuro complexo turístico d”o qual a praia fará parte tirar vantagem de ampla atividade turística em torno do ponto
Falou das escolas construídas e reconstruídas, dos postos de saúde implantados e restaurados e da reorganização da economia, que encontrou sacrificada pelo volume de pagamentos pendentes, geradores de mais de R$ 10 milhões em precatórios. Descreveu a negociação promovida para o atendimento desses compromissos, o que reduziu drasticamente os recursos destinados a eles, permitindo investimentos em programas e projetos promotores do bem-estar da população menos favorecida.
Osvaldo Gomes prestigiou a sessão solene da Câmara, quando várias personalidades receberam título de cidadania.

Opiniões – O professor e ex-prefeito Reginaldo Lopes, agora secretário do Meio Ambiente, falou do desafio da nova pasta. Confessou a luta para adequar seus conhecimentos de pedagogo à política ambiental. Como se debruçou sobre a legislação e as técnicas de convencimento, para mostrar à comunidade, principalmente na Araoca, como tirar vantagem do que a natureza lhe proporcionou em termos de potencial.

Para o secretário de Turismo, Cultura e Empreendedorismo, Antônio Marcos (Totó), é alentador ver o progresso do município, principalmente com as perspectivas oferecidas pelo potencial turístico, agora incrementado por equipamentos adequados com a estrada até Araoca, a urbanização da área. “O turismo é a segunda atividade mais propicia ao fortalecimento da economia no mundo e nós estamos incluídos neste cenário. Ganhamos, graças ao ex-governador Flávio Dino e ao governador Carlos Brandão, instrumentos que favorecerão nosso ganho nessa política. E estamos construindo os alicerces para a implantação dos empreendimentos”, anuncia.

Política – A presidente da Câmara, vereadora Luiza Ramos, celebrou o elevado nível de entendimento entre os poderes municipais. No cumprimento do seu terceiro mandato considera que o bom relacionamento entre Executivo e Legislativo contribui para o volume de realizações nestes três anos de mandato. “Estamos contribuindo para o bem-estar do povo e assentando as bases para a promoção irreversível do desenvolvimento regional”, aposta a parlamentar.

A participação da Câmara na programação de aniversário da cidade teve seu ponto alto na concessão de títulos de cidadania a personalidades que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população e para a evolução dos serviços sociais colocados à disposição do povo. “Nós, enquanto Câmara, temos o povo como foco; afinal, o representamos. E fazemos a nossa parte, dentro de uma convivência harmônica”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *