Carlos Brandão: A Caravana da Esperança

Ao encerrar minha fala, durante entrevista coletiva que realizamos na abertura dos trabalhos da Caravana Federativa, fiz questão de destacar que o Maranhão está no caminho certo. Foi uma menção convicta e recheada de simbolismos. Até porque tivemos a confirmação dos bons resultados de nosso trabalho, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no dia anterior, os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral. Apenas três estados reduziram as taxas de desemprego no país: São Paulo, Maranhão e Acre. Fruto de muita determinação em busca do objetivo de gerar emprego e renda para nossa gente. Podemos dizer, também, que esse resultado tem muito a ver com a parceria que cultivamos com o governo Lula. A Caravana Federativa, que está rodando o Brasil e aproximando a estrutura federal dos municípios, trouxe para cá 34 ministérios, além de autarquias e bancos públicos, para que as prefeitas e prefeitos, sem distinção partidária, consigam destravar seus projetos e ter mais acesso a recursos disponíveis para políticas públicas que possam ser aplicadas em suas cidades. Tudo comandado pelo amigo Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais.

E posso dizer que a resposta foi muito positiva. Os gestores municipais, coordenados pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), chegaram para a Caravana com suas equipes e encontraram cerca de 350 funcionários da União prontos para ouvirem suas demandas e tirarem suas dúvidas sobre programas como o Minha Casa Minha Vida, que para o Maranhão destinou quase 16 mil casas populares. É um novo momento que vivemos com a retomada de obras federais paralisadas, com a queda das taxas de desemprego e o controle da inflação. Tudo se alinhando para a reconstrução de um cenário de crescimento econômico que se apresenta com sustentabilidade.

Por isso, nossa confiança. E se temos muito auxílio do governo federal, que investe R$ 94 bilhões no estado com o Novo PAC, também fazemos a nossa parte. Desde o início do ano já inauguramos mais de 500 obras por todo o estado; e temos 803 em andamento para serem entregues em breve. A retomada dessas obras certamente gerarão emprego, renda e levará benefícios diretos para a população. É um esforço gigantesco que, sem nenhuma sombra de dúvida, vai gerar muita satisfação, orgulho e muitas oportunidades.

A Caravana Federativa – que chamo de Caravana da Esperança -, em sua quinta edição, passou e deixou marcas, quebrando o recorde de atendimentos já no primeiro dia de realização. Foram quase 2.000 pessoas atendidas pela estrutura governamental. As presenças dos ministros dos Esportes, André Fufuca; e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; – maranhenses que também entregaram e anunciaram benefícios -, foram fundamentais para o sucesso da iniciativa por aqui. Assim também como foi fundamental a presença dos prefeitos e vice-prefeitos e suas equipes. Sem essas parcerias, tudo fica muito mais difícil. Da forma que as coisas estão sendo conduzidas, tanto no governo federal quanto no governo estadual, a nossa certeza é a de que muitas soluções chegarão, sem demora, aos maranhenses de nossos 217 municípios.

*Governador do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *