Barragem resgata sonho de 40 anos

Lideranças políticas e administrativas e populares de Alcântara, Bacurituba, Bequimão, Palmeirândia, Peri-Mirim e São Bento receberam o governador Carlos Brandão, nesse domingo, 12 de novembro, e acompanharam a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da Rota dos Lagos, constando da Barragem Maria Rita e de 28 quilômetros de rodovia.

A cerimônia foi em Buritirana, povoado de Bequimão. Em seu discurso, Carlos Brandão destacou os benefícios que o empreendimento trará para as cidades envolvidas, direta ou indiretamente, principalmente para o turismo e o saneamento dos lagos, cujas águas estarão defesas de invasão do mar salgado, terão sua piscicultura preservada, poderão servir aos sistemas de irrigação e à criação de pequenos animais.

Sonhos – Para o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, o governador está concretizando sonhos embalado há anos pela comunidade da região. Citou a conclusão da estrada Central – Bequimão (MA 211), a ponte desse trecho, a estrada para Araoca (partindo de Guimarães) e, agora, a barragem.

Madeira observa que, pela primeira vez, um governo estadual volta os olhos para a área e cria as condições para o aproveitamento do potencial local, principalmente o turístico. “E com justiça, pelo tempo que todos aqui esperaram para ver a Baixada receber grandes investimentos”. Ele ressalta a coragem do governador, em fazer estes investimentos em momento de crise econômica.

Oportunidade – O prefeito de Bequimão, João Martins, agradeceu a Deus a oportunidade e a felicidade de, na gestão dele (a família tem anos de comando político no município), a Baixada Ocidental Maranhense ser contemplada com grandes e expressivos investimentos (citou a ponte sobre o Rio Pericumã e a MA-211 e, agora, a Barragem “Maria Rita”, nome em homenagem a uma índia que viveu na área).

Ele lembrou que a barragem sua história iniciada na década de 1960, quando o então prefeito Juca Martins (falecido em 2017) iniciou a construção. E que o ex-prefeito José Martins (dois mandatos) construiu mais seis quilômetros, com recursos próprios. E comemorou a mobilização com colegas prefeitos (São Bento, Palmeirândia, Peri-Mirim, Alcântara, Bacurituba) para sensibilizar o governador municipalista a assumir a definitiva implantação.

Benefícios – Entre os benefícios que a barragem proporcionará estão o encurtamento de distâncias entre várias localidades e o Porto do Cujupe (no território de Alcântara), entreposto de ligação entre São Luís e a Baixada, pelas linhas de ferry boat; o acesso às praias primitivas e às ilhas situadas na região, a preservação ambiental, o abastecimento de vasta região. Segundo o prefeito, tudo acontecerá em torno da barragem.

O ex-prefeito José Martins destacou a luta do prefeito João Martins e, como resultado, ganhos econômicos, principalmente na piscicultura, pela tradição da pesca na região e pelo número de pessoas envolvidas nessa atividade como forma de sobrevivência. Ele espera que este seja mais um ato que se desdobre em outros, pelo desenvolvimento regional.

Manifestações – “Esta é a realização de um sonho de toda essa região. Está entrando para a história. O povo de São Bento e de toda a região está aqui para lhe agradecer. Todos prometeram, mas você cumpriu”. A manifestação do prefeito Dino Penha (São Bento) foi dirigida ao governador Carlos Brandão, quando da assinatura da Ordem de Serviço.
Luizinho Barros, secretário-adjunto de Articulação Política do Governo Brandão, ex-prefeito de São Bento e pré-candidato no pleito de 2024, falou: “ A barragem trará ganhos superdimensionados, como comportas que evitarão a invasão da água salgada na doce dos lagos (criatório de peixe), encurtará distâncias entre São Bento e o Porto do Cujupe, nosso acesso à capital do Estado pela via marítima, reserva de água para a atividade pecuária, entre outros”. E ressaltou os benefícios para o turismo.
Para Miltinho Aragão, diretor-geral da Federação das Associações dos Municípios do Maranhão (FAMEM), a entidade intermedia, com sucesso, o relacionamento dos municípios com o Governo do Estado. “É o municipalismo maranhense em marcha. Esta obra contribuirá para o crescimento de vários setores regionais, potencialmente ricos, como o turismo, antes inexplorado pela falta de equipamentos como a barragem”.

Barragem provocará impacto positivo na região

A barragem se estenderá de Bequimão a São Bento e permitirá a existência permanente de água doce, evitando a seca em determinadas épocas do ano e prevenindo prejuízos à lavoura e à criação de pequenos animais. “A economia regional receberá impacto positivo”, confirmou o governador.

A barragem terá base aproximada de 49 metros de largura e plataforma superior de 10 metros de largura. O conjunto estrutural da obra contará com dispositivos tubulares de um metro de diâmetro a cada quilômetro permitindo a interconexão.

Rodovia – A estrada terá pista com 6 metros de largura, projetada para garantir segurança e eficiência do tráfego. Terá acostamento de 1,5 metros de largura em cada lado da estrada, proporcionando segurança adicional e áreas de escape em emergências.

“Após 40 anos de espera, os municípios de serão beneficiados com melhorias para o turismo e mais desenvolvimento econômico para a região. Mais um sonho que vai se tornar realidade”, disse o governador Brandão em suas redes sociais.

Acompanharam a assinatura os prefeitos Letícia (de Siba) Costa, de Bacurituba; Nivaldo de Jesus, de Alcântara; João Batista Martins, de Bequimão; Dino Penha, de São Bento; Edilson de Castro Júnior, de Palmeirândia; e Heliezer (do Povo) Soares, de Peri-Mirim; Oswaldo Gomes, de Guimarães; Fernando Cuba, Cedral; . Outras presenças destacadas foram de: Sebastião Madeira, Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo; José Martins, ex-prefeito de Bequimão; Miltinho Aragão, diretor-geral da FAMEM; Quinzinho, liderança de Peri-Mirim; Luizinho Barros, secretário-adjunto de Articulação Político do Governo Brandão, ex-prefeito de São Bento e pré-candidato ao cargo no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *