Estrada integra Primeira Cruz aos Lençóis Maranhenses

Quando for inaugurada (ainda sem data), a MA 320 – Primeira Cruz a Santo Amaro (11.5 quilômetros em linha reta) – integrará Primeira Cruz, completamente, ao complexo dos Lençóis Maranhenses, proporcionará o aproveitamento integral do potencial turístico do município e porá fim ao isolamento de várias localidades entre as duas cidades.

A declaração do prefeito Ronilson Araújo Lima (Nilson do Cassó), ao antever o progresso que chegará ao município com a consolidação da rodovia, foi dada a’O Municipalista em meio às comemorações dos 76 anos da emancipação de Primeira Cruz, celebradas entre 13 e 16 deste outubro. Algumas inaugurações marcaram a efeméride.

Fé – A reafirmação da religiosidade do povo deu-se pela realização do culto evangélico, no domingo 15 de outubro, e pela celebração católica – missa – no domingo 16, na matriz de Nossa Senhora da Conceição, a cargo do padre Irailson Barbosa. Os dois atos reuniram grande público.

Para o pároco, “o povo de Primeira Cruz mereceu esta celebração. O aniversário é oportuno para nosso louvor a Deus. Testemunhar a nossa fé é a manifestação de gratidão ao Deus que cuida de nós e vai continuar cuidando de nossa querida Primeira Cruz”, disse o pastor.

Inaugurações – No cumprimento da vasta programação foram inauguradas as Praças “Domingo Lopes Rodrigues” e “Arnaldo Pereira Barros” e a Arena para Beach Soccer “José Gomes Figueiredo”. Esta, para prestigiar o sucesso da modalidade entre as práticas esportivas no município, da qual é tricampeão.

Outras ocorrências foram a entrega de viatura e equipamentos à Guarda Municipal; de certidões de regularização fundiária urbana, a serem posteriormente transformadas, em cartório, em títulos de propriedade, dando segurança jurídica aos seus ocupantes; recreação para idosos e crianças, competições esportivas, entrega de vias pavimentadas com bloquete, exposições, premiações, ações sociosanitárias (Caminhão da Mulher) ex shows artísticos.

Prestígio, parcerias e anúncios

O prefeito Nilson do Cassó mostrou prestígio ao receber, na comemoração, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale; os prefeitos de Belágua, Herlon Costa Lima; de Humberto de Campos, Luís Fernando Silva dos Santos; de Urbano Santos, Clemilton Barros Araújo; e do ex-prefeito Sérgio Albuquerque.

Ao recepcionar seus convidados e falar ao povo, em várias ocasiões, Nilson do Cassó fez breve relato da importância das realizações entregues, confirmou a disposição de produzir grandes empreendimentos e buscar recursos para transformar o município num centro de atração turísticas compatível com a posição geopolítica que detém, como integrante do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, até aqui pouco explorada por causa do isolamento (falta de estrada).

Parcerias – Observou o prefeito que todo o realizado até agora e que virá tem a participação de importantes parceiros. Citou o governador Carlos Brandão, o deputado federal Aloísio Mendes e a deputada Iracema Vale. Mas confessou-se determinado quando se trata de fornecer ao município e ao seu povo o que melhor lhes favoreça em segurança, conforto e bem-estar.

Sobre as inaugurações e obras em andamento, classificou a arena com “padrão CBF”, as praças novas construídas com recursos próprios, a reforma do cais (terminal pesqueiro), o bloqueteamento de ruas, a reforma do hospital, e a grande aspiração, a MA-320 (com a ponte sobre o Rio Periá). “Quando entregar o mandato, teremos construído um novo (município) Primeira Cruz”, garante Nilson do Cassó.

Elogios – Alcides Carneiro, liderança consagrada na cidade, se disse gratificado por compor o grupo político que tem o prefeito como líder e agente do desenvolvimento regional integrado de Primeira Cruz. Ele enalteceu a iniciativa do Caminhão da Mulher, pelo serviço que oferece a quem não tem condições de buscar assistência para problemas tão sensíveis de sua saúde. E enalteceu a sensibilidade de Nilson e de Sérgio Albuquerque.

Já Sérgio Albuquerque referiu-se aos presentes que o município ganhou por motivo do aniversário e a felicidade de contar com administrações consequentes (como a sua e a de Nilson), que evitam interromper o que está sendo feito, tanto na sede quanto no interior. E como uma premonição a partir de 2025, insinuou: “Haverá obras até o final do mandato dele, ano que vem; e, para a frente, a gente (ele, Sérgio, pré-candidato, se eleito) vai procurar trabalhar para fazermos mais ainda”. E concordando com a insinuação do repórter “até chegar no teu”, diz “É, vamos lá!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *