Cantanhede celebra 71 anos com creche, titulação de imóveis e vereadores de cidade-irmã portuguesa

A inauguração da creche “Mãe e Filha” e a entrega de títulos de legalização fundiária foram os destaques da programação do 71° aniversário de Cantanhede. Localizado na Microrregião de Itapecuru-Mirim e Mesorregião do Norte Maranhense, o município tem mais de 21 mil habitantes (estimativa do IBGE em 2016) distribuídos em 773 quilômetros quadrados.

O prefeito José Martinho dos Santos Barros (Kabão) recepcionou vereadores da portuguesa cidade-irmã Cantanhede – Célia Simões, José Santos e Fernando Paes. Cidade-irmã é um conceito de cooperação entre localidades, destinado a fortalecer os laços entre as comunidades e fomentar amizade, paz e cooperação entre diferentes culturas.

Presenças – Prestigiaram as festividades o secretário-executivo do Ministério das Cidades, o ex-deputado federal (MDB-MA) Hildo Rocha (ex-prefeito de Cantanhede); o membro do Núcleo de Governança Fundiária (NGF), Gabriel Silva Santana; a assessora jurídica do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), Larisse Uchôa; a presidente do Regularização Fundiária Urbana (REURB, Evilane Marques; o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede- Maranhão, Raimundo Nonato Martins; e os vereadores cantanhedenses Raimundo Nonato Dicó, Betânia Soares e Iza Avelino.

Segurança – Ao reportar-se à entrega dos títulos, o prefeito destacou a segurança jurídica que os moradores das áreas contempladas têm agora em relação aos imóveis que ocupam. Também exaltou a segurança adquirida pelas mães, com a inauguração da creche, “obediente aos conceitos pedagógicos”.
Disse o prefeito estar preparando, com o trabalho que realiza, cenário para ser substituído por alguém à altura dos desafios que o município exigirá dos seus próximos governantes. “Nossa missão é garantir capacitação a quem prossiga firme atuação na Educação, Saúde e Infraestrutura, base do desenvolvimento”, ressaltou. E revelou seu projeto de construir 54 escolas até o final do mandato (em 2024).

Titulação – Foram entregues 248 títulos de propriedade de imóveis urbanos e rurais, estes, na maioria, em Capoeira de Baixo. Neste particular, o município recebeu a colaboração do Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/TJMA) e do Cartório do 1° Ofício. A ação integra o projeto especial REGISTRO PARA TODOS, que estimula a regularização fundiária de áreas urbanas e rurais e concede titulação gratuita aos ocupantes.

Em nome dos contemplados rurais agradeceu o presidente da Associação do Moradores de Capoeira de Baixo, Eduíno Carvalho. Mas outros se pronunciaram. “Receber este título, hoje, é muito significativo, porque garante uma segurança e estabilidade muito grandes”, declarou Mariane Ferreira de Sousa, há 29 anos morando no local. “É importante para a cidadania e o acesso aos direitos fundamentais da comunidade”, disse o presidente.
Sobre a importância do ato falou a representante do ITERMA na solenidade, Larisse Uchôa. Ela destacou esta política como uma das prioridades do Governo Carlos Brandão e informou que as ações cobrem todo o Estado. E revelou que a distribuição beneficiou 49 famílias da zona rural e 250 da zona urbana, esta de iniciativa do município, com apoio do instituto.

Manifestações – Wagner Aguiar, secretário de Esportes, disse que o prefeito Martinho tem dado apoio às competições e estimulado a comunidade, principalmente a jovem, a dedicar-se ao esporte e ao saudável convívio das atividades físicas. Para o secretário isto é positivo para a mocidade.
Para o ex-prefeito, ex-deputado federal e atual secretário-executivo do Ministério da Cidades, Hildo Rocha, a satisfação de estar com os amigos que constituiu ao longo dos anos. Disse ser um eterno devedor da cidade e do seu povo. E sua forma de agradecimento é trazer melhoria para o povo, negociando recursos para vicinais, habitação popular (200 casas) e investimentos em outras áreas. Como o três turismo São Luís – Itapecuru, que pode chegar a Cantanhede (apena mais 30 quilômetros).

Presente – O professor Emerson Costa, secretário de Educação, considera a creche um presente de aniversário para a mães do município. E a considera como parte de um pacote de 25 obras entregues ao longo dos últimos dois anos da administração do prefeito José Martinho.

O secretário que esta é uma obra nova, construída com recursos próprios, destinada a proporcionar segurança e praticidade às mães de menor poder aquisitivo que não tinham com quem deixar suas crianças para poder desenvolver suas atividades funcionais. As outras unidades foram construídas ou reformadas. ”E os professores são os mais bem pagos do Maranhão”, comemora.

Coincidências – O prefeito de Milagres do Maranhão, Jose Augusto Caldas (Gugu), levou seus cumprimentos ao colega José Martinho. Destacou a coincidência de ambos exercerem, pela terceira vez, o mandato prefeitural, simultaneamente. E desejou que o colega mantenha a disposição de seguir fazendo a felicidade do povo.

Ele festejou outra coincidência a de dividirem o mesmo parceiro junto ao governo da União, o ex-deputado federal Hildo Rocha. Atual suplente no Congresso Nacional e secretário-executivo do Ministério das Cidades, Rocha é o principal contato dos dois em Brasília para buscar recursos destinados a programas e projetos no município.

Líderes portugueses abraçam irmãos maranhenses

As cidades de Cantanhede de Portugal (Distrito de Coimbra) e do Brasil (Estado do Maranhão) são cidades-irmãs (geminadas no falar luso). Neste aniversário da brasileira, a representação da europeia compareceu para comemorar o 71° ano de emancipação político-administrativa.

O prefeito José Martinho Barros recepcionou os vereadores Célia Simões, José Santos e Fernando Paes. Em nome da comitiva pronunciou-se a vereadora, congratulando-se com o povo e o governo da co-irmã brasileira e maranhense.

“Nossa presença aqui reforça o desejo de ambos os municípios de intensificarem seu relacionamento e fazerem a diferença na vida das pessoas. O José Martinho é iluminado por Deus, um combatido investidor, que faz a diferença. Ele quer sempre mais, é um ativo empreendedor, que trabalha para o bem das pessoas. É um aguerrido lutador pelo que acredita e quer realizar. Ele quer fazer de Cantanhede uma Cantanhede diferente.

“Quando nos visita em Portugal está sempre buscando o melhor para sua Cantanhede. Nós somos um município mais antigo que o maranhense, mas, mesmo assim aprendemos muito com a experiência daqui. Atualmente Martinho trabalha na introdução aqui de experiência na agricultura e tem buscado informações junto ao centro que nós temos para este tipo de política”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *