Cedral sedia segunda reunião do Programa Líder após retomada

O prefeito Fernando Cuba recepcionou, nessa terça-feira, 12 de setembro, os gestores dos municípios integrantes do Programa LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional), do SEBRAE, reunidos em Cedral. Foi a segunda reunião nesta fase de retomada (a anterior foi em Cururupu, semana passada), após cinco anos de interrupção. A agenda desta reunião priorizou turismo e infraestrutura como temas em debate.

O anfitrião Fernando Cuba esclareceu sobre o objetivo do projeto (sistematizar o desenvolvimento regional sustentável) e porque as reuniões se estendem a todos os municípios associados: “Para às populações como as etapas são cumpridas e que novas tarefas são alinhadas”. Destacou a presença do SEBRAE no Litoral Ocidental Maranhense*, como as Salas do Empreendedor (a de Cedral em plena atividade).

Representações – O encontro reuniu prefeitos, vices, assessores do primeiro escalão e todos os secretários de Turismo dos municípios – Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.

O SEBRAE esteve representado pela gerente  em exercício regional de Pinheiro Nayara Moreira e pela consultora Eulália Oliveira; a FAMEM, pelo diretor-geral, Miltinho Aragão; a ADERE (Agencia de Desenvolvimento Regional do Litoral, um desdobramento do LÍDER), pelo presidente José Francisco Pestana (ex-prefeito de Cururupu); Dr. João Martins (presidente do Consórcio Conguarás e prefeito de Bequimão); Gustavo Pestana (Vice-prefeito de Cururupu, representando o prefeito Aldo Lopes); a Associação dos Moradores da RESEC de Cururupu pela assessora técnica Mary Jane.

Turismo – As discussões focaram na abertura e conservação de rodovias (estaduais e vicinais) rumo a pontos turísticos estratégicos, atrativos para investidores nesta indústria, estímulo à atividade de empreendedores, conclusão do aeroporto em Cururupu (licitado desde 2008).

Outras ações são projetadas para o pleno aproveitamento das potencialidades turísticas regionais. Exemplo são os projetos rodoviários Guimarães – Praia de Araoca, Cururupu – Serrano do Maranhão – Pindoval (neste povoado localiza-se estratégico porto, a ser urbanizado e requalificado, ponto de partida para as ilhas (entre 13 e 15) situadas na região, atrativos turísticos inexplorados.
Vale lembrar a localização na área do Polo Turístico da Floresta dos Guarás, constituído por 10 municípios do Litoral Ocidental Maranhense, reunidos no Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás), todos de forte apelo turístico. Atualmente presidido pelo prefeito de Bequimão, João Martins.

A fala dos entrevistados

Fernando Cuba (prefeito de Cedral) – Fui partícipe, mesmo antes de ser prefeito. A interrupção e esta retomada se justificaram pelo cumprimento de etapas, revisão da programação de metas e adoção de novos pleitos. Assim, reabrimos as discussões, neste segundo encontro da nova fase (a primeira, de cinco anos, foi concluída), mostrando ao povo a evolução do programa em favor do desenvolvimento dos municípios, pelo que foi realizado.

Também nós, os líderes do território, estamos mostrando a importância da contribuição do SEBRAE às nossas administrações. A exemplo da Sala do Empreendedor, que temos em Cedral, em funcionamento pleno. As discussões pretendem estabelecer condições que atraiam investidores, com olhar promissor, para desenvolver o potencial turístico que temos na região. A partir daí geraremos emprego e renda, aproveitando o entusiasmo do Governo do Estado e do governador Carlos Brandão, que nos brindaram com a Ponte Central – Bequimão, cujo efeito positivo já é percebido. Constata-se ocupação dos hotéis e dos restaurantes, mesmo fora dos finais de semana; o aprimoramento de nossa culinária. Investimentos em cursos (gratuitos), a Prefeitura associada ao SEBRAE, SENAI, SENAR, SENAC e outras formações. De todo Sistema S. Estamos de olho no futuro. Queremos trazer o turista e acostumá-lo com o melhor tratamento.

Cedral está em todos os movimentos destinados a fortalecer a economia municipal, aprimorar a máquina administrativa e tirar vantagens dos projetos de qualquer origem. Na Educação ganhamos recentemente vários prêmios por empreendermos ações revolucionários. E no Turismo estamos na Rota. Estou feliz por receber todos os agentes que o SEBRAE nos proporciona recepcionar.

João Martins (prefeito de Bequimão, presidente do Conguarás e ex-superintendente do Sebrae, quando do lançamento do LÍDER) – Que bom observar que a semente plantada (Líder) frutificou, agora sob a denominação de Territórios Empreendedores), ainda sob a supervisão do SEBRAE, em parceria com as Prefeituras, o Conguarás, a FAMEM, a sociedade civil organizada, as comunidades tradicionais (pescadores, quilombolas, ribeirinhos, empresários)! É a construção de um novo momento, com um olhar diferenciado do governador do Estado, Carlos Brandão, para a nossa região. Principalmente pelo aporte de recursos para a implantação de uma infraestrutura permanente (pontes, estradas, pavimentação, atracadouros, aeroportos). A logística necessária à mobilidade dos visitantes, a trabalho ou lazer, num primeiro momento. Nada mais oportuno para fazermos uma atualização, um replanejamento da metodologia, e construir novas estratégias para o futuro que e avizinha. E nesse futuro nós temos novos atores participando desse processo heterogêneo. Com o trabalho que está sendo feito, técnico, científico, organizado, com instituições comprometidas, rapidamente consolidaremos a posição da mais nova fronteira do turismo no Maranhão, aberta a todas as procedências do Brasil e do mundo.

Osvaldo Gomes (prefeito de Guimarães) – Com alegria anuncio que a estrada para Araoca já tem entre quatro e cinco quilômetros pavimentados. Isto é resultado dessas discussões geridas pelo SEBRAE em torno do Programa LÍDER. É um momento importante, que mostra caminhos para o desenvolvimento da região. O governador está de olhos voltados para cá porque aqui é uma região bonita, rica, que estava esquecida, ignorada. Aguardamos a confirmação que a próxima reunião do LÍDER seja em Guimarães.

Eulália Oliveira (consultora do SEBRAE) – O LÍDER é uma construção de 2017/2018, que resultou em duas entregas importantíssimas para a região: a Agenda de Desenvolvimento Regional (ADERE) e uma Governança (do Polo Floresta dos Guarás), articulada e com capacidade de mobilização. Na volta, temos o retorno do SEBRAE com nova estratégia – os Territórios Empreendedores. O que estamos fazendo é atualizar a agenda, incluindo novas ações (pois no período muita coisa mudou, como determinada pela pandemia). O próximo encontro (o terceiro) deverá oportunizar a presença de parceiros estratégicos que permitam a execução da nova agenda. O porta-voz da FAMEM pediu pressa na conclusão da agenda para encaminhá-la ao governador. Nós temos uma metodologia para atualizar a agenda e ela ficará pronta em tempo hábil. Há uma priorização dos eixos estratégicos, e o principal é o Turismo, seguido da Infraestrutura. Turismo sem Infraestrutura não funciona!

Miltinho Aragão (diretor-geral da FAMEM) – É visível a potencialidade desta região, algo deslumbrante. A motivação do governador tem ajudado na visibilidade que a região tem alcançado perante o Brasil e o mundo. Os investimentos em obras estruturantes começaram com Flávio Dino e prossegue com Carlos Brandão. Tivemos a ponte (Central – Bequimão), temos o caminho para Araoca em construção, vários outros caminhos em projeção. Tudo favorecendo o reconhecimento do Litoral Ocidental Norte Maranhense nacional e internacional. A FAMEN não poderia estar ausento deste momento histórico do Litoral e do Maranhão. Nosso pedido de relacionamento rápido dos projetos ao SEBRAE deve-se à necessidade de conciliá-los com o planejamento que o governador tem para executar neste segundo semestre, que está terminando. Assim, teremos um pano de ação pronto para aproveitar o entusiasmo governamental. Faremos uma entrega solene, com grande cerimônia, para manifestar nosso compromisso de estarmos juntos neste grande projeto de desenvolvimento regional.

José Francisco Pestana (ex-prefeito de Cururupu e presidente da ADERE, desdobramento do LÍDER) – A retomada do Programa LÍDER reacende as discussões sobre eixos destinados a promover o desenvolvimento do Litoral Ocidental Maranhense: Turismo, Educação, Infraestrutura e Agronegócio. A ADERE nasceu para reforçar esse diálogo. Agora estamos retomando, de forma plena, a atuação dos programas, sob a titulação de Territórios Empreendedores. E com o novo olhar do Governo do Estado para a região. Temos nova prioridade – Turismo e Infraestrutura –, a atuação de novas lideranças, temos assegurada a construção do aeroporto regional de Cururupu. Até o final do ano este litoral será, com certeza, a nova vitrine do ecoturismo do Maranhão e do Brasil.

Pestana foi portador de um soneto, de autoria do poeta Ulisses Ribeiro para Cedral, entregue ao prefeito Fernando Cuba, que diz:

Tu és beleza;
Tu és encanto;
Aqui jaz a tristeza;
Alegria jorra por todo canto.

A fartura do teu mar
Nos saciou de um jeito;
Sem qualquer despeito
Se faz respeitar.

O território empreendedor
Aqui renasce fortificado;
Uma escola de saber popular.

Viva os teus encantos!
Aqui Deus se fez feitor:
Outeiro, Pericaua, Saçoitá.
Viramos freguês da Praia do Português!

Mary Jane (assessora técnica da Associação de Moradores da RESEC de Cururupu) – Somos presentes neste programa desde sua criação, em 2017. Nossa participação destina-se a contribuir para a apresentação e discussão de projetos e programas, pois entendemos que este grupo estimula o desenvolvimento regional. Somos representantes de quase mil famílias do território cururupuense, basicamente de pescadores artesanais. Entendemos que este debate contribuirá para a melhora da qualidade de vida dos nossos representados. Daí a importância de estarmos neste espaço, falar em nome deles, de que maneira o discutido aqui afetará aquelas vidas. E suas atividades. Assim, eles precisam estar no eixo dessa discussão. Antes os pescadores artesanais estavam incluídos como integrantes do agronegócio; mas entendemos que sua atividade está mais identificada como agricultura familiar. E é essa tese que apresentamos a este grupo de trabalho dos Territórios Terrestres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *