Nossa Senhora dos Milagres celebrada no município de Milagres do Maranhão

Com extensa programação, a padroeira de Milagres do Maranhão, Nossa Senhora dos Milagres, foi celebrada ao longo de 10 dias neste mês de agosto (5 a 15). Conforme relato do vigário local, Mardônio Cabral, o festejo, este ano, recebeu público superior ao registrado nos anos recentes. “Pareceu-nos que o povo está buscando a fé cada vez com mais fervor”.

Durante a temporada os fiéis reverenciaram a santa (versão de Nossa Senhora) sob o tema “Virgem dos Milagres, ajudai-nos a viver nossa vocação de discípulos missionários a serviço do Reino”, associado ao lema “Alegra-te cheia de graça”, a saudação do anjo ao anunciar a Maria a concepção de Jesus.

Turismo – A programação incluiu missas, exposição do mastro, ministração de sacramentos, novenário, reflexão sobre o tema, procissões e atrações não religiosas. Foi mantida a tradição de duas processões: a fluvial (ao longo do Rio Parnaíba) e a terrestre, no encerramento dos festejos. Ambas registraram público numeroso.

A festa já se constitui evento de natureza turística, de cunho religioso, atraindo romeiros e contribuindo para o fortalecimento da economia municipal. Segundo o pároco, o prefeito José Augusto Cardoso Caldas (Gugu) autoriza o poder público a promover investimentos que garanta a segurança e ofereça vários serviços aos frequentadores.

Narrativa popular – Ao longo dos anos tem sido grande a afluência do público à “pedra dos milagres”, no alto do morro, entorno do qual dizem ter nascido a cidade. O milagre teria sido testemunhado por um pescador, quando pediu o fim de uma tempestade que ameaçava lançar seu frágil barco de encontro às pedras. Uma figura, semelhante à santa, teria atendido o pedido e evitado a tragédia.

Em anos anteriores, da pedra no morro começou a sair um líquido branco, semelhante a leite (há anos ausente, neste apareceu em grande quantidade, como mostrado numa das fotos que ilustra esta matéria). “Quem o toma diz ter ele poderes e confessa ter se curado de várias enfermidades. Mas nós, como igreja, admitimos o fenômeno como fruto da narrativa popular, sem lhe atribuir poderes divinos”.

Procissões – O padre Mardônio se disse surpreendido com o público deste ano, acreditando que seja fruto dos dois anos de ausência, causada pela pandemia; mas, também, pela busca da fé religiosa para amenizar sofrimentos e problemas. “Muita gente tem ido este ano à pedra, para fazer e pagar promessas”.

Neste ano foi mantida a tradição de duas procissões: a fluvial, que percorre trecho do Rio Parnaíba; e a terrestre, que circula pelas principais ruas da cidade. Este ano as duas foram realizadas com diferença de dois dias. Bingos e leilões aconteceram diariamente no largo após os ritos religiosos.

Leite sagrado saindo da rocha

 

Educação ganha destaque nas ações do governo

O Município de Milagres do Maranhão ganhará, até o fim do mês, sua primeira escola militar (Tiradentes). O prédio onde funcionará recebe os ajustes finais para ser inaugurado pelo governador Carlos Brandão. A informação é da professora e secretária municipal de Educação, Aline Caldas.

Conforme a professora, vários prédios destinados a escolas foram reformados, ampliados e entregues no início do ano letivo. Outros investimentos no setor estão programados, o que coloca a educação municipal em destaque e como uma das áreas mais prestigiadas pela administração municipal. “Afinal, educação é fator de desenvolvimento; nada se faz sem o conhecimento”.

Revelações – Sobre o festejo religioso, ela se referiu à praça em frente ao templo, totalmente reformulada pela gestão. A intervenção permitiu que o espaço reservado a romeiros oferecesse conforto e segurança. “Este é um investimento que contribui para incrementar nosso turismo religioso, fortalecendo a economia municipal”, reconheceu a secretária.

Sobre o fenômeno na “pedra do milagre”, Aline Caldas revelou a existência de um estudo que explica a ocorrência. Ele está sendo avaliado e deverá constar de uma publicação a ser lançada em novembro (possivelmente dia 8), quando da comemoração do aniversário da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *