São João 2023: primeiro dia do Maranhão de Reencontros marca as prévias juninas maranhenses

O colorido e o ritmo do Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro deram o gostinho de como vai ser o São João do Maranhão 2023 ao abrir, neste domingo (7), a programação do Maranhão de Reencontros, projeto desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que marca as prévias juninas no estado.

A primeira edição do Maranhão de Reencontros foi realizada no ano passado. Agora, em 2023, o evento vai reunir uma programação ainda mais diversificada. Em todos os domingos do mês de maio, sempre a partir das 17h, na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen), em São Luís, a população e turistas poderão apreciar apresentações de grupos de Bumba Meu Boi de variados sotaques, cantores populares, bandas e grupos de danças típicas.

O evento foi criado para promover o reencontro entre artistas, fazedores de cultura e a população, após o restritivo período da pandemia de Covid-19, que inviabilizou as festas juninas por dois anos consecutivos. Esse ano, o Maranhão de Reencontros vai acontecer nos dias 14, 21 e 28 de maio, estimulando o reencontro de centenas de brincantes com a paixão pelas manifestações juninas.

“Iniciamos o nosso São João, o Maranhão de Reencontros. O primeiro dia foi hoje, com muita gente, muita animação e muita saudade. Eu convido você para, no próximo domingo, participar aqui com a gente na Concha Acústica na Lagoa. Para desfrutar da nossa cultura, do nosso São João maranhense”, disse o governador Carlos Brandão.

“Festa linda!”

Além do Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro, subiram ao palco no primeiro dia do Maranhão de Reencontros, nomes consagrados da cultura popular maranhense, como o cantor Mano Borges, o Cacuriá de Dona Teté, Cia Barrica e o Boi de Santa Fé (sotaque da Baixada) encerrando a programação.

“O Maranhão de Reencontros já se tornou parte do calendário do Governo do Estado. Surgiu no ano passado, quando todos nós estávamos saudosos pelo São João, pelas apresentações dos grupos, pelo clima junino. É uma forma de promover o reencontro das pessoas com quem faz o São João acontecer, que são os brincantes, os grupos, os artistas”, detalhou o secretário de Cultura do Maranhão, Yuri Arruda.

A festa mexeu com pessoas como o compositor Guilherme Bel, que dançou, cantou e se divertiu com a programação. “A sensação é 1000%. Estou dançando com toda alegria e estou aqui participando dessa festa linda! O campeão dos campeões é o São João do Maranhão!”, disse.

Economia da Cultura

O Maranhão de Reencontros não se restringe ao entretenimento. O mote da prévia do São João do Maranhão também é fomentar a economia local por meio da cultura. O espaço conta com uma estrutura preparada para receber o público, incluindo uma praça de alimentação, com foodtrucks e lanches e refeições comercializados por beneficiários do Programa Mais Renda, iniciativa estadual coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), que oferta equipamentos e treinamentos para microempreendedores que atuam no setor informal.

É o caso da vendedora ambulante Rosa Macedo. Ela não tinha meio de sustento e com o Mais Renda, passou a ser a dona do próprio negócio. “Esse programa me ajuda muito. Eu trabalhava em casa, não tinha nenhuma fonte de renda fixa. E agora é isso que eu me mantenho. É bom porque chamam a gente para trabalhar nos eventos, é uma oportunidade que nos dão”, contou a ambulante.

O Maranhão de Reencontros agita o cenário cultural ao promover apresentações dos grupos folclóricos e aquece o público para a festa oficial do São João, que tem início marcado para o dia 1º de junho, com festas até o final de julho.

Fique de olho no site cultura.ma.gov.br e nas redes sociais do Governo do Maranhão e da Secma, e confira a programação completa do Maranhão de Reencontros 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *