Títulos de cidadania e comendas marcam festa dos 103 anos de Timbiras

A outorga de títulos de cidadania e a concessão da principal comenda a personalidades marcaram a celebração dos 103 anos de emancipação política de Timbiras, município da mesorregião m do Leste Maranhense (microrregião de Codó), a 316 quilômetros da capital São Luís, na margem direita do Rio Itapecuru.

O prefeito Antônio Borba (Doutor Borba) presidiu as comemorações, juntamente com o presidente da Câmara, vereador Manoel Batista. Foram concedidos 18 títulos de cidadania (Câmara) e 19 comendas “Victoriano Abdalla”, a mais alta condecoração do Executivo. Foram homenageadas personalidades que contribuíram para o engrandecimento do município.

Santo de casa – No principal pronunciamento, o prefeito se disse o “santo de casa”, cuja dedicação ao povo demonstra que a terra tem filhos legítimos para conduzir seus interesses e os propósitos desenvolvimentista que a população pede. E destacou membros de sua equipe que evoluíram com ele nos cuidados oferecidos aos timbirenses.
“Fui formar-me fora (graduou-se em três cursos superiores), mas, diversamente de muitos, voltei para oferecer meus préstimos e mudar a face de Timbiras para melhor”, declarou o Doutor Borba. Enumerou as dificuldades enfrentadas no início da gestão, mas afrontou o esmorecimento, graças à disposição e ao apoio dos colaboradores e à vontade política de uma equipe disposta.

Reconstrução – “Deus manda e abraçamos”, prognosticou o prefeito ao manifestar crença na atribuição divina de poder realizar tudo o que tem sido possível. Falou no projeto de reconstrução em andamento, que tem possibilidade corrigir o que foi encontrado “fora dos eixos”. Mesmo tendo que lutar contra o tempo.

Assim, recuperou a confiança no sistema de saúde (encontrado com três médicos e agora com 14) e ampliou o atendimento no Hospital Regional; mudou o conceito da Educação recuperando os prédios escolares, capacitando os professores, equipando as escolas tecnologicamente e facilitando o acesso dos alunos a leituras diversificadas e laboratórios.

A economia municipal se beneficia com o pagamento em dia de servidores e fornecedores, a melhoria das vias que dão aceso às zonas produtoras, a reestruturação dos órgãos da administração, o estímulo à produção agrícola com a distribuição de sementes e o acompanhamento técnico aos agricultores, o tratamento dado às vicinais e aos logradouros urbanos, facilitando a mobilidade.

Legalização fundiária – Os residentes em imóveis urbanos e rurais estão tendo a oportunidade de regularizar suas ocupações, ganhando a garantia da propriedade e assegurando a transferência aos seu herdeiros. A política de legalização fundiária envolve a participação da União e do Estado no que compete a cada ente. Na área municipal a Câmara sedia um grupo de trabalho que estuda a legislação a ser adotada.

A cultura está prestigiada, para mostrar ao Maranhão e ao Brasil o que o município tem de mais expressivo neste cenário. Todos os agentes envolvidos na atividade cultural são chamados a dar sua contribuição para que o potencial seja sistematizado e garantida a participação dos atuais produtores e assegurada sua divulgação às gerações futuras.

Parceria – No cenário do municipalismo regional, estimulado pelo atual governo, Doutor Borba exalta o governador Carlos Brandão e seu estímulo às gestões municipais, com apoio às obras de sustentação. No seu caso particular, ele recebeu a incumbência de assumir o comando do Hospital Regional, com a força o Estado.

Assim foi possível ampliar o atendimento, não só no plano interno, como para as populações do entorno. E, na ida a Brasília, para participar da XXIV Marcha em Defesa dos Municípios, enalteceu a acolhida dos ministros maranhenses e pediu a atenção deles e dos integrantes da bancada estadual na Câmara e no Senado para aproveitarem os recursos da União em benefício do Maranhão. E considerou a Marcha produtiva.

Cidadania e Comendas

Na festa dos 103 anos de Timbiras, Executivo e Legislativo homenagearam personalidades às quais o município deve agradecimento pela contribuição ao desenvolvimento experimentado nos últimos anos. O prefeito Doutor Borba e o vereador-presidente Manoel Batista selecionaram rigorosamente uma plêiade de figuras ilustres, às quais concederam a titulação.

O Executivo homenageou com a Medalha “Victoriano Abdalla” a 19 personalidades. Para o prefeito é um reconhecimento pelo muito que muitos fizeram pela melhoria das condições de vida da população, principalmente a vulnerável. Para ele este é o “muito obrigado” do governo municipal.

Por seu lado, o Legislativo manifestou seu agradecimento pelos que, no desenvolvimento se suas atividades, se estabeleceram na cidade e a ela ofereceram o melhor do seu trabalho. Entre os novos conterrâneos estão o médico Cláudio Paz e sua esposa Maria Paz, ambos na área da Saúde. Em nome dos dois, ele agradeceu, do alto dos seus 18 anos de residência na cidade e de prestação de serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *