Brandão e comitiva do Governo Federal sobrevoam cidades maranhenses atingidas por enchentes e anunciam mais ações emergenciais

O governador Carlos Brandão e uma comitiva do Governo Federal sobrevoaram, nesta terça (21), regiões afetadas pelas fortes chuvas e enchentes registradas no Maranhão. Ao lado dos ministros da Integração Nacional e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, das Comunicações, Juscelino Filho, e do secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, Carlos Brandão verificou de perto a situação dos municípios maranhenses atingidos por chuvas intensas nos últimos dias.

A comitiva realizou vistoria técnica nas cidades de Santa Luzia, Pedreiras e Trizidela. Mais de 30 municípios maranhenses estão em situação de emergência.

“Nós temos 33 cidades em estado de emergência. O Governo do Estado está dando todo o apoio, em parceria com as prefeituras, e agora com a parceria com o presidente Lula. Estamos aqui exatamente para constatar, in loco, os danos causados. Com certeza vai nos ajudar a tirar essas pessoas desse momento dramático. É um problema muito sério, mas nós já estamos atuando, e com a ajuda do Governo Federal vamos diminuir esse sofrimento”, disse o governador Carlos Brandão.

Representando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, garantiu total assistência do Governo Federal ao trabalho do Governo do Maranhão, no auxílio às famílias atingidas.

Segundo o ministro, o Governo Federal vai auxiliar os municípios no apoio às famílias e na reconstrução de áreas afetadas.

“Tudo que estiver relacionado à ajuda humanitária, no que diz respeito à alimentação, água, itens de higiene pessoal, o Governo Federal pode apoiar. Também vamos ajudar na desobstrução de ruas, limpeza, de acordo com o plano de trabalho de cada prefeito. Nós podemos apoiar passando recursos diretamente para a Prefeitura”, afirmou o ministro Waldez Góes.

Ações emergenciais em parceria com os municípios

Uma operação em parceria com o CBMMA, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) está sendo realizada para auxiliar as vítimas. Já foram enviadas 450 cestas básicas e 700 garrafões de água e mais 600 colchões serão entregues.

Brandão assinou um decreto de emergência para intensificar as ações de apoio e reparo aos danos humanos, materiais e prejuízos econômicos e garante que as ações vão ser contínuas.

“Estamos acolhidos”

Escolas públicas estão sendo utilizadas para abrigar pessoas como a aposentada Maria Lúcia Sousa, 58, umas das vítimas das fortes chuvas registradas na cidade de Pedreiras. “A gente sabe que não é como na casa da gente, mas já estamos acolhidos, graças a Deus está tudo bem, estamos abrigados e recebendo alimentos. Em nome de Jesus tudo a gente vence e a gente vai vencer”, relata Maria Lúcia.

A prefeita de Santa Luzia, Francilene Paixão, popularmente conhecida como França do Macaquinho, participou do sobrevoou no povoado Faísa, fortemente afetado com a tragédia ambiental. Ela agradeceu o apoio dos governos estadual e federal.

“Tivemos a necessidade de trazer o nosso governador para olhar de perto a realidade da nossa comunidade. Hoje nós temos 145 famílias que foram atingidas e 100 desabrigadas. Contamos com o apoio do ministro e agradecemos ao presidente Lula por ter se sensibilizado conosco”, afirmou a prefeita.

No povoado Faísa, uma base de apoio às vítimas das enchentes foi instalada na Unidade Escolar Assis Marreca. O local também é o ponto focal para recebimento de doações e distribuição para as pessoas atingidas.

Auxílio federal

Segundo o ministro Waldez Góes, equipes da Defesa Civil Nacional já estão atuando nas áreas afetadas, em auxílio às ações já executadas pelo Governo do Maranhão, em parceria com as prefeituras.

“Estamos aqui para prestar total solidariedade ao povo maranhense. É integral o apoio do presidente Lula para o Governo do Maranhão e para os municípios maranhenses atingidos pelas chuvas”, ratificou o ministro Waldez.

A senadora maranhense Eliziane Gama, o secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff; o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD/SEDEC), Armin Braun; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Célio Roberto de Araújo; os deputados estaduais Júnior França, Davi Brandão e o prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, também integraram a comitiva que vistoriou as regiões afetadas pelas chuvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *