Governador Brandão se reúne com ministro do Desenvolvimento para discutir políticas de acesso à alimentação e combate à pobreza

Nesta terça-feira (7), em Brasília, o governador Carlos Brandão esteve reunido com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias. Na pauta, a promoção do acesso à alimentação, segurança nutricional e ações de empreendedorismo que garantam o combate à pobreza no Maranhão.

O diálogo, na Esplanada dos Ministérios, também contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé; e do deputado federal Pedro Lucas Fernandes.

“Estamos aqui debatendo as novas políticas do Governo Lula em garantia da segurança alimentar. O Ministro pôde nos apresentar várias opções; estamos muito animados. Wellington Dias vai ao Maranhão e, na oportunidade, vamos apresentar novas propostas, o que inclui novas oportunidades de empreendedorismo às pessoas que estão no Bolsa Família”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Na ocasião, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, apresentou ao governador projetos do Governo Lula I que serão reformulados para este novo mandato, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O PAA foi criado em 2003, no âmbito do Fome Zero, e atua na promoção do acesso à alimentação e no incentivo à agricultura familiar. Desta forma, alavanca a renda das famílias produtoras e possibilita meios para que o negócio da agricultura familiar cresça, além de combater a fome e a pobreza.

“Aqui, tratamos de projetos na área social e de inclusão socioeconômica. Estamos acertando o PAA que o presidente Lula irá lançar reformulado e, juntamente com a inclusão socioeconômica, para garantir também oportunidades de empregos e de empreendedorismo para estas pessoas que precisam apenas de uma oportunidade”, explicou o ministro do MDS.

Maranhão como referência

Ainda durante o diálogo, o governador Brandão apresentou o êxito e os efeitos do programa estadual de Restaurantes Populares do Maranhão, que já acumula a maior rede de segurança alimentar da América Latina. Carlos sugeriu que o Governo Federal tomasse o Maranhão como referência e semeasse o projeto por todo o Brasil.

Na oportunidade, o ministro do Desenvolvimento elogiou a iniciativa maranhense de assistência às famílias mais pobres.

“Hoje, o Maranhão é o melhor modelo do Brasil, com a maior rede de Restaurantes Populares e cozinhas populares da América Latina, com 168 unidades espalhadas em todo o estado. Com alimentação de qualidade, atende às questões de segurança alimentar e segurança nutricional”, elogiou Wellington Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *