Pedro do Rosário tem agentes quilombolas certificados

O vice-prefeito de Pedro do Rosário, Fábio Mendes, acompanhou a cerimônia de certificação de novos agentes de desenvolvimento rural quilombola. A eles compete preservar a história dos seus ancestrais, o fortalecimento étnico e cuidar do meio ambiente onde repousam suas raízes. Fazem jus a auxílio financeiro.

O gestor destacou a importância dessa parceria dos governos municipal e estadual, com ganhos para a comunidade rural. O Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ) integra o Programa Maranhão Quilombola (PMQ) e é apoiado por vários órgãos da administração estadual.
Público-alvo – Do programa participam jovens entre 18 e 25 anos, egressos ou matriculados no ensino médio em escola pública, selecionados por processo seletivo e residentes em comunidades quilombolas. Recebem aulas teóricas e práticas e ajuda financeira, por 12 meses, para o desempenho das atividades.

Para os gestores da Secretaria de Igualdade Racial, a que está vinculado o programa, o conteúdo dele prepara os jovens para transmitir o conhecimento dos seus ancestrais, preservando-lhes a história e a importância de sua contribuição à vida na comunidade, garantindo-lhe a vitalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *