Matinha, aos 74 anos, tem reforço parlamentar

Três deputados estaduais e um deputado federal formam a base parlamentar de que Matinha, município da Baixada Maranhense, dispõe para realizar seus projetos de desenvolvimento regional integrado. Foi o que ficou constatado durante as comemorações do 74º aniversário da emancipação política. Os candidatos votados pelos liderados da prefeita Linielda Cunha e seu marido, Eldo Jorge, prestigiaram a celebração: o federal Marreca Filho, representado pelo pai, ex-deputado federal Marreca Júnior, e os estaduais Ricardo Lago, Guilherme Paz e Júlio Mendonça. Todos agradeceram a votação, expressiva, recebida, e se prontificaram a encaminhar emendas para promover o município.

Os dois dias de festa foram distribuídos em entrega de obras públicas em comunidades importantes, como prédio escolares, projetos de urbanização e de saneamento básico (sistemas de abastecimento de água com poços artesianos e fornecimento residencial). Entre as localidades beneficiadas está Itans, destacado centro produtor de pescado, que ganhou urbanização em bloquete e uma escola digna, prédio desativado há anos, cuja reconstrução consumiu várias viagens da prefeita a Brasília e providencial ajuda do deputado Marreca Filho. Para a retomada precisou-se apenas da mudança de uma expressão no processo: “obra paralisada” para “obra em construção”.

Cessão predial – Reafirmou que todo o mandato tem sido dedicado a minimizar os problemas que, principalmente, a população carente enfrenta, “pois são muitas as necessidades existentes, algumas não muito fáceis de resolver. A satisfação que temos em entregar benefícios é muito grande. Afinal, fomos eleita para promover estas realizações e o estamos fazendo. E, com a ajuda de Deus e a confiança do nosso povo, faremos muito mais, pois há, ainda, muita coisa por fazer”.

Na esteira das declarações anunciou a entrega de obra interrompida no Quilombo Santa Maria, uma escola paralisada há anos, reivindicada pela comunidade, “onde há outras necessidades a serem atendidas”. Lá mesmo, a direção da associação dos moradores reivindicou a cessão definitiva de um prédio para o funcionamento da entidade. De pronto, a prefeita atendeu ao pleito e, conforme manda a legislação vigente, encaminhou o pedido à Câmara para que a posse seja legalmente efetivada.

Itans – Na entrega da escola digna em Itans, a prefeita convocou alunos, pais de alunos, professores e servidores administrativos da unidade para compartilharem a satisfação pela entrega da obra. Em nome dos alunos de todos os níveis cumprimentou os presentes – autoridades e populares; em particular o vice-prefeito Narlon Silva, morador na comunidade e um dos baluartes pela presença da escola na área. Agradeceu o pastor Oliveira pela oração que proporcionou agradecer a Deus pelos feitos da administração. Também, a secretária Núbia Cutrim e o gestor Elias, também enfrentadores de angústias.

Depois, Linielda aproveitou para dar uma aula de comportamento político, enfatizando a responsabilidade de cada protagonista no processo político-administrativo. Depois contou a história do prédio, que não começou com ele, mas precisou ser enfrentado por ela, quando assumiu em 2017. A partir daí precisou esperar a hora de acontecer, porque é preciso esperar para que as coisas aconteçam, pois os problemas são muitos e as soluções não chegam com a mesma velocidade. Mas disse que é preciso ter ânimo para continuar.

Eldo Jorge – O líder e marido da prefeita, Eldo Jorge, falou das dificuldades do exercício da liderança e para conseguir conduzir os negócios públicos. Em relação à escola inauguranda, disse ser uma obra de 2014 (paralisada), quando o grupo assumiu a prefeitura em 2017. Para destravar o processo, no FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, de onde provem o recurso), com a ajuda do deputado federal Marreca Júnior, foi longo o caminho para mudar a expressão “obra paralisada” para “obra em execução”, destinada à retomada.

“A pandemia interrompeu o procedimento e, só após ela, foi possível continuar a construção. E hoje chegamos à inauguração, que é um momento prazeroso, após tantos anos; prazeroso por sermos ligados à educação, na qualidade de professores. Como prazeroso é cuidar de outras pastas, como Saúde, Urbanização, Esportes, Cultura (nesta parte, agradeceu a verba para o carnaval conseguida pelo deputado estadual eleito Rodrigo Lago)”. E lembrou a importância do coletivo para que os objetivos sejam alcançados.

Sobre a conclusão da escola, ao parabenizar a comunidade pelo ganho, o líder atribuiu-a à coragem e ao desbravamento da prefeita. Desafiou-a a não ter medo dos desafios, pois há familiares e amigos dispostos a ajuda-la para sobrepor-se aos obstáculos, venham de onde vier, sejam de que tamanho for.

Indústria de pescado – Para o vice-prefeito Narlon Silva, morador em Itans, a escola digna inaugurada é um sonho realizado desde criança, o mesmo alimentado pelo seu filho, hoje com 10 anos, futuro aluno do estabelecimento. Disse ele que a comunidade de Itans tem sido contemplada e está feliz com os benefícios. Informou que seu mandato de vice tem se caracterizado por consultar os residentes e levar as demandas para a prefeita, a fim de solucionar os problemas.

Narlon lamentou que tivesse de esperar sete anos para ver o sono realizado, “mas, afinal, chegou o dia de comemorar”. Sobre o alcance dos serviços que a escola prestará, disse que ela atenderá não só à comunidade de Itans, mas localidades vizinhas, com ensino de qualidade e estrutura competente de apoio técnico e administrativo. Ele anunciou que a comunidade ganhará, em breve, a primeira indústria de beneficiamento de pescado do Estado do Maranhão, em Itans, Matinha, fruto do empreendedorismo de sua esposa, pela associação comunitária que preside. O prédio está em final de construção.

A presença dos Marrecas em Matinha

Os Marrecas (pai e filho) são identificados pelos eleitores matinhense há alguns anos. Amizade que cresce duradoura, com troca de amabilidades, gentilezas e apoio administrativos. Ao representar o filho na festa dos 74 anos da emancipação política de Matinha, o pai, ex-deputado federal, representou o filho. Saudou a gestora como a “primeira prefeita empreendedora da história de Matinha”.

Saudou-a pela credibilidade alcançada perante a comunidade, graças à maneira de servir ao povo que adota no exercício do mandato. O que, segundo ele, credencia sua gestão a receber muitos benefícios. Também saudou o vice-prefeito Narlon Silva, o presidente da Câmara, José Silva Filho, os deputados estaduais presentes e os secretários municipais. E parabenizou os organizadores da programação.

Ao transmitir a mensagem do filho pela data comemorativa, justificou a ausência do representado. Disse que ele precisou ficar em Brasília, em razão de votações importantes. E entre elas, algumas relativas a projetos que deverão beneficiar Matinha. Manifestou gratidão aos matinhenses (por extensão a municípios vizinhos) pela expressiva votação dada ao filho. Disse que a manifestação eleitoral recebida é transformada em benefício. E que isto continuará acontecendo.

Guilherme Paz

“Vim congratular-me com o povo de Matinha pelos 74 anos de emancipação política, agradecer a expressiva votação alcançada nas seções eleitorais do município e regiões próximas. Vim parabenizar a prefeita pelo trabalho realizado, refirmar meu apoio à gestão dinâmica dela e do seu vice”.

Júlio Mendonça

“Muito feliz por estar hoje em Matinha, congratulando-me com os irmãos e irmãs de Matinha. Sou baixadeiro, de Viana, e tenho meu coração também em Matinha. Sou muito grato ao povo de Matinha. Quero saudar todo o povo, em especial classe política, os vereadores. Estamos em festa pela inauguração das obras realizadas e entregues nesta ocasião, principalmente na área da educação. Estaremos de mãos dadas ajudando a administração de Linielda e o povo de Matinha”.

Rodrigo Lago

“Em nome da prefeita Linielda saúdo os matinhenses pelo transcurso dos 74 anos de conquista da soberania plena do município. Quero manifestar meu profundo agradecimento aos eleitores que sufragaram meu nome na eleição de outubro passado. E antes mesmo de iniciar o mandato, já mostrei ao que vim aos matinhense, ajudando a patrocinar seu carnaval. E com essa mesma disposição irei demonstrar meus propósitos ao longo do mandato, tudo fazendo pelo apoio à gestão e pelo bem-estar do povo. Esta festa representa a coroação de um projeto político em andamento, que ainda renderá muitos frutos para Matinha e os matinhenses. Parabéns MATINHA, pelos seus 74 anos de independência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *