Instância de Governança da Floresta dos Guarás discute planejamento de atividades para 2023-2024

Participaram do encontro representantes dos dez municípios-membros da organização no Litoral Ocidental, além de instituições parceiras como o Sebrae, que atuam efetivamente na região.

A Instância de Governança do Polo Turístico Floresta dos Guarás realizou, nesta quarta-feira (25), em Bacuri-MA, o 4º Encontro Litoral Ocidental Maranhense. Na pauta, a discussão e avaliação do planejamento das atividades turísticas a serem desenvolvidas na região no biênio 2023-2024. O evento foi realizado no Auditório Padre Mário Cecci, no centro da cidade, e reuniu secretários e gestores de Turismo de todas as cidades-membros da Instância, além de instituições parceiras, como o Sebrae.

Gestores, secretários e parceiros presentes no 4º Encontro Litoral Ocidental da Instância de Governança do Polo Turístico Floresta dos Guarás em Bacuri – MA.

Participante da organização, da elaboração do projeto à criação, o Sebrae foi ativo no planejamento e desenvolvimento do roteiro turístico da região nos últimos dois anos, junto com os municípios-membros de Apicum-Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Cedral, Guimarães, Central do Maranhão e Bequimão.

Durante o Encontro, que contou com o tema Planejando a Atividade Turística na Floresta dos Guarás, cada cidade-membro teve a oportunidade de fazer um balanço das atividades realizadas entre 2021-2022 e apresentar seus potenciais turísticos e ideias para compor o planejamento do biênio 2023-2024. O Sebrae, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional da Baixada Ocidental Floresta do Guarás (Conguarás) e a Agência de Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental Maranhense (ADERE) também expuseram suas sugestões e contribuições para os trabalhos.

Mesa deliberativa composta por Sandra Rodrigues (presidente da ABEV), Fernando Reis (gerente substituto do Sebrae em Pinheiro), Antônio Marcos (presidente da Instância de Governança Floresta dos Guarás), Jovan Cunha (vice-prefeito de Bacuri), Idenilce Souza Mendonça (secretária adjunta de Educação, Esporte, Cultura e Turismo de Bacuri), vereador Popó e José Francisco Pestana (presidente da ADERE).

“O Sebrae apoia as atividades desde 2017 e, no ano passado, fizemos várias ações de impacto, a exemplo da missão técnica ao Pará com objetivo de gerar aproximação para a criação do roteiro integrado do turismo Maranhão-Pará. Para este biênio, pretendemos dar continuidade às nossas ações com desenvolvimento de roteiros, fortalecimento da governança e promoção dos destinos da região, apoiando a criação de plano marketing e outras soluções que venham a contribuir e agregar valor para o turismo regional, capitaneado pela Instância de Governança da Floresta dos Guarás”, destacou Fernando Reis, gerente substituto da regional do Sebrae em Pinheiro.

Fernando Reis (gerente substituto do Sebrae em Pinheiro) destacou o apoio da instituição ao Polo Turístico Floresta dos Guarás.

Além da diretoria da Instância de Governança do território, representada pelo presidente Antônio Marcos, o Encontro contou com as presenças do vice-prefeito de Bacuri, Jovan Cunha; da presidente estadual da Agência Brasileira de Agências de Viagem (ABAV-MA), Sandra Rodrigues; do presidente da ADERE, José Francisco Pestana.

Experiência de visitação no sítio Paraíso em Bacuri-MA. Fernando Reis (gerente substituto do Sebrae em Pinheiro), Flávia Cantalamessa (consultora Sebrae), Fernando Gonçalves (secretário de Turismo de Apicum-Açu).

O evento aconteceu durante todo o dia, com um almoço no Sítio Paraíso, empreendimento com grandes chances de fazer parte de um roteiro turístico de experiência. Após a validação das sugestões propostas e revalidação do Plano de Ação da Instância de Governança 2023-2024, o encontro finalizou com um city tour e coquetel para os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *