Jornada Pedagógica une municípios da Floresta dos Guarás

Os agentes da educação da rede municipal de ensino, do Polo Floresta dos Guarás, zona de preservação ambiental e turismo ecológico no Litoral Maranhense, participam até esta sexta-feira, 27 de janeiro, da Jornada Pedagógica 2023. A atividade, sob o tema “Foco na Educação”, orienta o planejamento do calendário escolar do corrente ano. O encontro acontece em Cedral, com apoio do prefeito Fernando Cuba e tendo a secretária de Educação, Eliedene Cuba, como anfitriã.

Os gestores e a equipe pedagógica das escolas municipais de Cedral, Porto Rico do Maranhão, Mirinzal. Guimarães, Central do Maranhão, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum Açu discutem os avanços do processo pedagógico nos seus vários graus, o planejamento escolar para o ano letivo 2023 e estabelecem parceria em ações fortalecedoras das potencialidades da região.

Lançamentos – Na Jornada Pedagógica acontecem dois lançamentos que retratam o panorama educacional da região e estimulam suas potencialidades: o Documento Curricular Integrado (DCI), resultado do levantamento feito pelo movimento Arranjo do Desenvolvimento da Educação (ADE) na Região dos Guarás, em cada unidade; e “Cedral Nosso Viver”, publicação de caráter pedagógico dos vários aspectos geopolíticos, a ser trabalhado nas escolas pelos alunos. “É um investimento no conhecimento”. Palestras magnas foram ministradas por Fabrício Ferreira (doutor em educação e especialista em políticas públicas) e Isaque Folha (pedagogo, músico e escritor).

Para a elaboração do DCI os construtores contaram com a colaboração de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e estudiosos da realidade regional, e o Itaú Social sendo o financiador o trabalho. O currículo será aplicado em cada território, vistas suas particularidades, conforme esclareceu a secretária cedralense. “Pela aplicação dos princípios reunidos no documento, espera-se alcançar a excelência da aprendizagem”, diz a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *