Sarney disse a Lula que gostaria de ver Roseana presidente da Câmara, diz revista; Lira é favorito e deve ter o apoio do PT

O ex-presidente José Sarney costuma não pedir a aliados o que há risco de ser negado. Mas indicou para Lula da Silva, na reunião entre eles, que gostaria de ver a filha Roseana Sarney (MDB) presidente da Câmara dos Deputados.

Ex-senadora e ex-governadora, Roseana volta a Brasília com 97 mil votos — longe de ser unanimidade no Maranhão, reduto do clã. Lula não garantiu nem recusou.

E só cresce a fila da sucessão de Arthur Lira (PP-AL), com a reeleição praticamente acertada. O presidente eleito quer garantia de que, após dois anos de mandato, não terá sustos de opositores nem faca no pescoço de aliados que lhe possam dar dor de cabeça. O PT ensaia a volta de Arlindo Chinaglia (SP) ao comando, mas a ala mineira do partido trabalha para emplacar Reginaldo Lopes — o Estado representa o 2º maior colégio eleitoral do País e petistas cravam que fizeram a diferença pró-Lula na disputa nacional. O PSB do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin não quer ser ofuscado na vitrine e exige espaço.

Em entrevista no mês passado à emissora de sua família, a ex-governadora e deputada federal eleita, Roseana Sarney, foi questionada sobre a possibilidade de disputar a presidência da Câmara. Na ocasião, descartou essa possibilidade. “Eu conheço bem o Congresso Nacional e conheço bem. Quem tá em primeiro mandato, se você pesquisar, nunca, ninguém, nenhum Senador, nem deputado foi presidente do congresso, presidente da Câmara, o presidente do senado. Eu estou chegando, lembra disso. Então, essa possibilidade não existe, o que existe é a possibilidade de eu ajudar com a minha experiência, com a minha vivência, o meu conhecimento do congresso nacional”, afirmou. (Com informações de Leandro Mazzini, na revista IstoÉ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *