Na festa dos 61 anos Santa Rita ganha novo hospital

No 61º aniversário de emancipação política, Santa Rita ganhou moderno hospital, entre outros investimentos, frutos de recursos próprios e de parceria com o Governo do Estado. O prefeito Hilton Gonçalo reservou dois dias para celebrar a data, um dos quais destinados a promover inaugurações na zona rural. Nesta, foram contempladas com benefícios as comunidades de Areias, Porto Alegre, Santiago, Sitio do Meio, Veneza e Careminha. A primeira-dama Fernanda (é prefeita de Bacabeira) e o deputado reeleito Ariston Gonçalo prestigiaram as entregas.

Na sede, além do hospital, foram entregues a área do Distrito Industrial da Pedreiras (30 hectares), com o primeiro empreendimento – um abatedouro construído sob orientação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) – Praça de Santana, praça na Vila Fé em Deus. Mas a grade de realizações inclui outras a serem entregues futuramente, como melhoramentos no campo de futebol e o Centro de Informação Tecnológica. Para ocupar a área, haverá chamada para investidores, com a colaboração do SEBRAE, por intermédio de vários programas.

Aspiração – Exercendo o quarto mandato de prefeito, Hilton Gonçalo aspira o Governo do Estado. Em uma oportunidade anterior já apresentou seu nome para a disputa, mas não teve legenda para concorrer. Indagado se a pretensão permanece, ele disse que sim. Justificando a intenção, a primeira-dama Fernanda considera justa a pretensão: “Pela experiência adquirida no âmbito municipal, ele pretende ampliar a aplicação dessa experiência no cenário estadual”, reconhece, observando que dos 61 anos de Santa Rita, 13 têm sua participação.
Alimenta esta expectativa a crescente aprovação do trabalho do prefeito dentro e fora do território.

Recentemente, pesquisa aplicada na região revelou 96,26% de aprovação popular ao nome dele. Indagado sobre a preferência, atribui o número à qualidade das obras que realiza e a destinação dada a eles, pois produzidas para atender às aspirações das camadas populares da população. “Claro que, para esta conquista, contamos com o apoio da classe política: vereadores, deputados que trabalham pela região e outros aliados, como o governador Carlos Brandão.

Manifestações – Para o deputado Ariston Gonçalo, as obras executadas pela gestão Hilton Gonçalo atendem às aspirações populares e se estendem além de Santa Rita. “A visão futurista do prefeito promove uma benéfica integração regional”, admite. Em relação ao novo hospital, por exemplo, ele defende a co-participação do Estado na manutenção das ações, principalmente as inovadoras, agora introduzidas. Como as novas especialidades e os novos serviços, anunciados pela secretária de Saúde, Ana Lúcia Barbosa Sousa. Ela prevê o pleno funcionamento da unidade para janeiro.

Recentemente eleito presidente do SEBRAE, Celso Gonçalo destaca a determinação do prefeito, sua voluntariosidade e a vontade política em atender além das necessidades locais e regionais. Sobre o empreendedorismo em Santa Rita, disse que o serviço que preside está disposto a oferecer todo o apoio para a plena realização dos projetos planejados. “Temos o Cidade Empreendedora em favor do progresso e do desenvolvimento das comunidades do interior”. Como meta de seu mandato, pretende ampliar a presença do serviço no Maranhão.

Homenagem – O novo hospital municipal de Santa Rita foi denominado “Naíla Teixeira Sousa”, em homenagem à mãe do prefeito. Ao justificaram a homenagem, os vereadores lembraram que a senhora esteve sempre atenta aos problemas das comunidades vulneráveis. Ela foi sempre o farol para o filho Hilton na formulação das políticas de inclusão social que o gestor e a esposa Fernanda traçaram para os sucessivos mandatos do gestor. Segundo os vereadores o preito se estende ao prefeito.

A proposta de nominação foi do vereador Fredilson Carvalho Lopes, presidente do Parlamento Municipal e aprovada, por unanimidade, por todos os pares. Ao fazer o anúncio, em concorrida reunião, o propositor enalteceu as qualidades da homenageada, sua preocupação com as populações carentes e a inspiração que sempre deu ao filho para a formulação das políticas sociais adotadas e desenvolvidas em seus quatro mandatos à frente da Prefeitura Municipal de Santa Rita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *