Pastos Bons: progresso num cenário secular

O 258° aniversário da soberania e a festa do padroeiro, São Bento, foram celebrados conjuntamente pela população de Pastos Bons, entre os dias 24 e 31 de julho. Os principais eventos aconteceram no dia 28, data em que a emancipação é comemorada, mas com o mesmo brilho e destaque dos outros dias. A expressiva participação da comunidade foi gratificante para os organizadores e marcante para a história político-administrativa do município.

O prefeito Enoque Mota e o vice Reinaldo (do Raimundo Nena) de Sousa lideraram o comitê de recepção e presidiram os atos, com participação de líderes políticos e comunitários, servidores administrativos da região e outras autoridades. Mensagens de congratulações foram enviadas pelos deputados Ariston Ribeiro (estadual – veja box) e Antônio Gonçalo (federal), em referência ao festejo religioso e ao aniversário da cidade. Com elogios ao trabalho do gestor municipal.

Eventos em destaque – Entre 24 e 27, foram entregues a praça em frente à igreja (Bom Jardim), prédios reformados destinados à escolas municipais e instalações de unidades de saúde (Bom Jardim, Anajás, Orozimbo, Santa Fé), 22 quilômetros de trecho da BR-230 até Anajás, dois quilômetros de pavimentação asfáltica (Santa fè) e assinatura de ordens de serviço para construção e reforma de escolas, implantação de calçamento em paralelepípedo e recuperação de vicinais (Angical, Várzea do Meio e Santa Fé).

Entre 30 e 31 aconteceram a Missa do Vaqueiro, corrida de cavalos e shows artísticos, sempre após as celebrações religiosas. Entre as atrações as Bandas, Raffa do Piseiro, Thaís Moreno, Lucas Seabra e Farra da Gordinha. As apresentações, no Largo de São Bento, registraram grande público e se desenrolaram em clima de total segurança, “graças aos cuidados para a defesa da integridade física da plateia”, observaram os organizadores.

Grande Dia – No dia 28, data oficial da emancipação, a programação terminou com as apresentações das Bandas Toca do Vale e Miza Top. Mas começou com alvorada, ato cívico (hasteamento de bandeiras), corte de bolo, entrega do prédio reformado da Prefeitura, entrega de equipamentos pesados e veículos para serviços de assistência médica e acompanhamento de obras, kits Mais Renda, cestas básicas (300), calçamento (Bairro Santa Maria), instalações do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) “Maria Luiza Ferreira Rocha” e visita aos canteiros de obras do Estádio Ditão e da urbanização do Rio Balseiro.

Outro do dia foi o lançamento da pedra fundamental da futura iluminação pública em LED, inovação que dará conforto e segurança a quem utilizar a Avenida Domingos Sertão, numa extensão de quatro quilômetros, trecho da BR-230 que corta o município. Na programação, ainda, entrega de vias asfaltadas, praças, de escola municipal, do letreiro turístico da Praça “Gregório Barnabé” (Centro Histórico) e das instalações reformadas e ampliadas do Hospital Municipal “Doutor Theoplistes Teixeira Filho”.

Exaltação – Entrevistados ilustres exaltaram a administração Enoque Mota, a terceira na história político-administrativa de Pastos Bons. Os colegas Hilton Gonçalo (Santa Rita) e Fernanda Gonçalo (Bacabeira) – ele nascido lá e ela com laços familiares radicados – elogiaram o cenário progressista constatado a cada visita à cidade. Hilton foi agradecer a homenagem ao seu pai, ex-prefeito José Gonçalo de Sousa (1976-1982), cujo nome foi dado ao palácio municipal reformados e ampliado. Ele governou o município entre 1976 e 1982 e deixou um legado de obras, muitas agora restauradas, como o Hospital Municipal.

A primeira-dama e secretária de Saúde Vera Mota, a secretária de Assistência Social Marcia Barbalho, o secretário de Infraestrutura Pinto Piçarra, apresentaram breve perfil de suas realizações, atribuindo o sucesso dos programas desenvolvidos à sensibilidade do prefeito Enoque Mota e o amplo conhecimento que ele detém da realidade municipal. “Por isso temos o que comemorar nesta data magna e planejar novas investidas que assegurarão progresso e desenvolvimento para nosso município”, acordaram.

Apoio popular – A manifestação popular de aplauso veio das comunitárias Maria Luiza da Silva Barbosa e Evanda Maria Lopes dos Santos. A primeira contemplada com um dos 10 kits do Programa Mais Renda (parceria com o Governo do Estado e entregue pela secretária municipal Márcia Barbalho), que terá R$ 500 de financiamento para consolidar sua venda de espetinhos. A segunda agradecida pela reforma da Praça do Encontro, da qual é vizinha e usuária nas comemorações coletiva de datas populares, como Natal, Carnaval e festividades afins.

“Esta revitalização se impunha, pois a construção original, datada de 1985, apresentava problemas gerados pela passagem do tempo. Nosso prefeito Enoque Mota resgatou uma realização feita pelo seu pai Luís Ferreira Mota e nos reapresenta o espaço muito importante para o congraçamento de nossa comunidade”, contou dona Evanda, comemorando e já programando o primeiro evento no equipamento recém-inaugurado.

Deputado Ariston Ribeiro prestigia festejo religioso

O deputado estadual Ariston Ribeiro (Republicanos) prestigiou os festejos de São Bento, padroeiro de Pastos Bons e agradeceu ao santo graças recebidas. Natural do município e incentivador do turismo religioso que a gestão municipal pratica, ele aproveitou para renovar os agradecimentos à votação recebida em 2018 e reafirmar a disposição de prosseguir ajudando nos projetos que elevem o bem-estar da população local.

Ao agradecimento do prefeito Enoque Mota sobre a destinação de emendas parlamentares, ele respondeu com a determinação de estar sempre atento às demandas e disposto a estimular a vontade política do parceiro e prefeito. “Como filho da terra, orgulho-me de poder colocar o meu mandato a serviço dos meus conterrâneos e ao progresso de minha terra natal”, comentou o parlamentar.

Ariston Ribeiro de Sousa é empresário, tem 57 anos, e sua trajetória política registra ter sido vice-prefeito de Santa Rita. Concorreu à Assembleia Legislativa na eleição de 2018, integrando a coligação “Todos pelo Maranhão 3” (PDT, PCdoB, PSB, PRB, PR, DEM, PP, PTC, Avante e PR). Obtendo 31.314 votos, ficou na segunda suplência. Assumiu interinamente em 26 de fevereiro de 2019, com o afastamento de Márcio Honaiser, mas foi efetivado em 3 de setembro, com a renúncia do deputado Marcelo Tavares.

Indagado sobre a expectativa de novo mandato, disse estar satisfeito com as adesões que tem recebido. De Pastos Bons, terra natal, confessou a esperança de continuar merecendo a confiança dos correligionários locais. Pelas manifestações que tem recebido acredita que receberá dos conterrâneos expressiva votação, que lhe permita seguir defendendo os interesses da cidade e da região na próxima legislatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *