Biblioteca Blanche Knopf promove programação especial sobre Chico Science e os 30 anos do Manguebeat

Uma série de atividades serão realizadas com estudantes da rede pública de ensino do Recife

Em homenagem ao icônico Chico Science e aos 30 anos do movimento Manguebeat, liderado pelo artista pernambucano, a Biblioteca Blanche Knopf da Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores da Prefeitura do Recife, vai estar com uma programação especial. Nos dias 6, 13, 20 e 27 de junho, o espaço vai promover a participação de alunos das escolas da rede pública municipal do Recife em exposição, ciclo de conversas, exibição de filmes e de documentários sobre o contexto da efervescência cultural iniciada na década de 1990.

“A importância desse evento é homenagear o surgimento do movimento Manguebeat por meio de um dos idealizadores, Chico Science. Esse momento resgata, para conhecimento dos jovens, o que representou o movimento dentro do ambiente musical, do vestiário através de acessórios e efeitos visuais acentuados que estão presentes na cultura pernambucana”, destaca a coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório.

A exposição “Pernambuco embaixo dos pés e minha mente na imensidão: 30 anos do Movimento Mangue”, vai reunir os acervos do produtor musical Paulo André Moraes Pires, da Biblioteca Knopf, e obras do artista plástico Ermiro Augusto de Souza Júnior, conhecido como Jacaré, e de Neilton Carvalho. Todo material vai estar reunido na Sala de Leitura Nilo Pereira, já os filmes e documentários serão exibidos na sala do Cinema da Fundação, ambos os espaços estão localizados no campus do Derby.

Além das atividades pontuais direcionadas para as escolas municipais, a exposição ficará aberta ao público geral entre 6 de junho e 31 de julho, sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 19h.

Confira a programação das atividades:

Pernambuco embaixo dos pés e minha mente na imensidão: 30 anos do Movimento Mangue

A partir de 6 de junho
Sala Nilo Pereira
Campus Ulisses Pernambucano da Fundaj,
Derby

6 de junho
14h – abertura da exposição, seguida de bate-papo com Cannibal, da banda Devotos,e o jornalista José Teles.
Exibição de documentários sobre a trajetória de Chico Science e o Movimento Manguebeat.

13 de junho
9h – visitação à exposição,seguida bate-papo com Márcia Cavalcanti, Clezed de Souza e Neilton Carvalho
Exibição de documentários

20 de junho
18h – visitação à exposição, seguida de bate-papo com Isaar França, Gilmar Correa da Silva (Bolla 8), e José Lúcio Bezerra Júnior, o Mestre Abissal
Exibição de filmes e documentários
Apresentação do Maracatu Real da Várzea

27 de junho
9h – visitação à exposição, seguida de bate-papo com o produtor cultural Paulo André, que lançará o livro “Memórias de um Motorista de Turnês”, com Roger de Renor e Ermiro Augusto de Souza Júnior.
Exibição de filmes e documentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *