Restaurante Popular põe Barreirinhas na rota da segurança alimentar

Ao inaugurar na terça-feira 22 de março o 84º Restaurante Popular no Estado, em Barreirinhas, o governador Flávio Dino incluiu o município na rota da segurança alimentar e proporcionou o aproveitamento da produção da agricultura familiar no cardápio. Com o que ampliou o benefício econômico determinado pelo equipamento e seu desdobramento para a comunidade produtora rural. O restaurante poderá fornecer diariamente 1.500 refeições (almoço e jantar) ao preço de R$ 1.

Outras ações resultantes da visita foram a entrega de veículo para a Secretaria Municipal da Mulher, de equipamentos para casas de farinha e assinatura de ordem de serviço para obras no atracadouro de Atins. O porto fica no vilarejo de pescadores do mesmo nome, localizado na foz do rio Preguiças, no encontro com o Oceano Atlântico, nos Lençóis Maranhenses. É atrativo turístico pelo entorno de praias, dunas e lagoas de águas cristalinas e, presentemente, vem sido reconhecido como o novo point dos praticantes de kitesurfe.

Título – O governador recebeu o título de Cidadão Barreirinhense. No principal pronunciamento, ressaltou a importância da região para o turismo no Brasil e no Mundo, em especial o município, “o que impõe investimentos à altura dessa posição de grande cidade para os seus moradores e visitantes”. Dino justificou as aplicações feitas pelo governo, na infraestrutura e no social, como destinadas a assegurar “direito, dignidade e cidadania à população”. E classificou o restaurante inaugurado como “investimento exitoso”.

Flávio Dino referiu-se ainda a outras realizações que a parceria entre os dois entes – Estado e Município – proporcionaram a Barreirinhas, como o Parque das Dunas, que conta com espaço para caminhada e urbanização; implantação de leitos de UTI no Hospital Municipal; melhoria infraestrutural da entrada da cidade, incluindo a construção do portal em andamento, de duas praças e pavimentação de vias na área urbana, contribuindo para uma política de mobilidade compatível com a importância da cidade.

Gratidão – O prefeito Amílcar Rocha referiu-se à importância da parceria como indutora de progresso nos municípios, enaltecendo esta feliz iniciativa de Flávio Dino para favorecer as comunidades do interior. “É muito importante o que o governo Flávio Dino trouxe e traz para Barreirinhas. O Restaurante Popular, por exemplo, vai alimentar as famílias mais vulneráveis; outros investimentos resultaram em grandes obras, o que nos leva à gratidão ao governador e à sua equipe. Estamos muito felizes por mais essa grande obra inaugurada hoje”.

O prefeito enumerou obras prontas e em andamento, tais como o acesso da cidade, o trecho de Sobradinho até a entrada da cidade (MA-225), o portal em construção, o Parque das Dunas, a Praça da Família, a Praça da Matriz, a ponte sobre o Rio Preguiças em construção, restauração de logradouros públicos, implantação do Batalhão Turístico, ampliação do quantitativo do efetivo militar, posto policial permanente no Povoado Atins, instalação de 12 novos leitos no Hospital Regional, viaturas, ambulâncias e o aeroporto, à espera de linhas regionais de voo.

A primeira-dama Lourdes Leitão, pioneira como secretária da Mulher no Estado, celebrou a doação de veículo para a repartição municipal, explicando a utilidade do equipamento para as ações voltadas para o conforto, a segurança e a manutenção da integridade física das mulheres. Considerou a entrega um presente em razão da comemoração do Dia Internacional da Mulher neste mês de março. O papel do restaurante para as mulheres foi destacado pela esposa do prefeito, considerando ser ela a administradora do lar, inclusive no que respeita ao provimento da alimentação.

Desafio – Para o deputado federal Gastão Vieira (suplente, no exercício do mandato), Barreirinhas é o maior centro futuro de turismo do Maranhão, posição que, segundo ele, desafiou sua capacidade político-administrativa quando ministro do Turismo no Governo Dilma Roussef. Impressionada com a imponência dos Lençóis Maranhenses (de que Barreirinhas é o portal), ao sobrevoar a região, ela autorizou o então ministro a investir R$ 34 milhões na área, parcialmente aplicados em realizações, então. “O governador Dino está concluindo o que faltava”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *