Cinema da Fundação reabre com três salas, nesta quinta (06)

Programação de 2022 será iniciada com 12 filmes nas salas do Cinema do Porto, do Museu e do Derby

O Cinema da Fundação reabre as portas a partir desta quinta-feira (06), pela primeira vez operando suas três salas simultaneamente: no Derby, no Museu, em Casa Forte, e no Porto Digital, em sala recém-inaugurada. Em janeiro, a programação contará com 12 filmes, incluindo seis estreias e três clássicos. O Cinema da Fundação funciona de terça a domingo, com os ingressos da sala Derby e Museu só podendo ser adquiridos presencialmente a partir de 1h antes das sessões. Na sala do Porto Digital, as vendas acontecem online, através da plataforma Sympla, e presencial com retirada na bilheteria.

O Cinema da Fundação/Porto passa a receber sessões regulares, de terça a domingo. Serão exibidos os filmes “Marighella”, estreia do ator Wagner Moura como diretor; “Roda do Destino”, do japonês Ryusuke Hamaguchi; além de “A Noite do Fogo”, dirigido pela mexicana Tatiana Huezo, com coprodução da produtora pernambucana Desvia. O longa-metragem teve sua edição de som concluída no Porto Digital, tendo recebido uma Menção Especial no Festival de Cannes e o Prêmio de Melhor Desenho de Som pela La Semaine Du Son.

Outra boa notícia é o lançamento de mais uma sessão especial de clássicos, a Domingo no Porto. Com entradas custando R$5 (preço único), será exibido o filme “Carlitos em Desfile” (1959), reunindo três médias-metragens de Charles Chaplin.

Localizada no Edifício Vasco Rodrigues, na Avenida Cais do Apolo, nº 222, no 16º andar, a nova sala foi aberta em 19 de dezembro do ano passado, com uma sessão especial de “A Viagem de Pedro”, da cineasta Laís Bodanzky. O espaço de 511 metros quadrados conta com 138 lugares preparados para acolher o público em geral, além de outros quatro espaços acessíveis e reservados a cadeirantes.

“Com três salas temos condições de oferecer uma diversidade maior de filmes, com obras de vários países, de vários gêneros, e com uma possibilidade de atingir um público ainda maior. Na verdade, estamos na contramão do que hoje vemos nas salas dos multiplex, onde não é possível ver mais do que dois ou três filmes diferentes em 10 salas. Só nesta semana, o Cinema da Fundação disponibiliza 12 filmes diferentes para o seu público, entre longas-metragens atuais e clássicos do cinema mundial”, afirma Ernesto Barros, curador do Cinema da Fundação.

Casa Forte e Derby
A sala do Museu, localizada em Casa Forte, também terá seu aguardado retorno ao público. A programação traz os filmes ” Yalda – Uma Noite de Perdão”, do iraniano Massoud Bakhshi, o drama político “Azor”, do argentino Andreas Fontana, e o elogiado “Ataque dos Cães”, western da neozelandesa Jane Campion. O Sempre aos Domingos, tradicional sessão matinal de clássicos, é com o musical “Amor, Sublime Amor’ (1961), Robert Wise e Jerome Robbins, vencedor de dez estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme.

Na sala Derby, serão quatro estreias: o japonês “Roda do Destino,” premiado no Festival de Berlim, o alemão “Undine”, de Christian Petzold e o sucesso da Netflix “Não Olhe para Cima!”, de Adam McKay, além da animação “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de César Cabral, inspirada nos quadrinhos do cartunista Angelis. E ainda tem o Sábado à Tarde, com o clássico “Conquista Sangrenta” (1985), um dos primeiros filmes dirigidos pelo cineasta holandês Paul Verhoeven.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *