ALÔ, MP! mesmo com sobras, prefeito de Turiaçu se recusa pagar rateio do FUNDEB aos profissionais da educação

ALÔ, MP! mesmo com sobras, prefeito de Turiaçu se recusa pagar rateio do FUNDEB aos professores.

O Prefeito Municipal de Turiaçu, Edésio João Cavalcanti, recusa-se a pagar o rateio do FUNDEB aos profissionais da educação.

Em reunião com representantes da categoria (Diretoria do SINTET e da Comissão de Abono formada por professores), realizada nesta quarta feira, 22, os Secretários de Administração e Finanças e de Educação, descartaram qualquer possibilidade do pagamento.

Entretanto, a Comissão de Abono, formada por professores, realizou diversos estudos e análises de documentos do Portal da Transparencia e do SIOP, constatando que entre janiero a agosto, houve significativa sobras dos recursos do FUNDEB-70%, em aproximado 6 milhões de reais, haja vista que no município de Turiaçu, nesse período não ocorreram aulas presenciais, não sendo feitas contratações de professores e nem manutenção da educação. A categoria suspeita que as sobras foram utilizadas pelo Prefeito para construir diversas pontes de concreto que nem sequer foram licitadas.

A comissão também constatou inúmeras irregularidades nas folhas de pagamento, tais como: pessoal em desvio de função, servidores em atividades em outras secretarias, etc. Foi ainda constatada a realização de matrículas fraudulentas de crianças entre 0 a 3 anos de idade, para atendimento em creches, mesmo sem ter sequer uma creche no município. Tudo isso com o intuito de levantar mais recursos do FUNDEB, e é claro, desviá-los para obras de outros setores, o que é proibido.

Os profissionais da educação do município de Turiaçu reclamam ainda, que o repasse da contribuição previdenciária do INSS não vem sendo efetuada pela atual administração.

Nesta quinta feira a categoria se reunirá em Assembleia Geral Extraordinária, para homologarem o pedido de uma AÇÃO CIVIL, junto ao Ministério Público, sobre essas questões.

Membros da Comissão: Adriana Assunção, Cimara Edite Fernandes Melo Silva, Diele Amorim dos Santos, Edmar Costa Filho, Emerson Costa, Francileno Rizzo Ferreira, Francinei Miranda Nogueira, Francisca da Conceição Cavalcante, Josiene Santos da Silva, Maria das Dores Miranda, Maria Gorethe Rodrigues dos Santos, Maria Serratti Cunha, Sameni Oliveira de Sousa, Valquíria Santana Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *