Cedral orienta mulher rural sobre saúde (Vídeo)

Por intermédio da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura de Cedral reuniu as mulheres que atuam no campo para oferecer-lhes orientações sobre os cuidados a adotar em relação à sua saúde. A atividade constou da programação elaborada para celebrar o Dia Mundial da Mulher do Campo (15 de outubro), o Dia Mundial do Câncer de Mama (19 de outubro) e, por extensão, o Outubro Rosa.

A secretária Sara Silva justificou a iniciativa aproveitando o clima do mês dedicado ao alerta do câncer de mama; mas voltando a ação para o público feminino da atividade rural, que dispõe de tempo limitado para receber as informações respeitantes ao assunto. E convocou lideranças de movimentos femininos para arregimentar o público-alvo.

Sindicalistas – O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Cedral (STTE-Cedral) usou sua estratégia de mobilização para reunir integrantes de outras entidades na audição de palestras. Trabalhadoras rurais de Santaninha participaram da ação e elogiaram a iniciativa do poder municipal em promover essa integração de finalidade sanitária.

As palestras tiveram, como tema central, exposições sobre alguns tipos de câncer, suas características, a forma de identifica-los e os procedimentos a serem buscados para o tratamento. Claudilene Costa, coordenadora das Políticas Públicas de Mulheres, considerou gratificante a ação, principalmente por esclarecer dúvidas sobre as datas e a importância de celebrá-alas.

A lavradora Daniele Barbosa e a presidente do STTR-Cedral, Eliane Silva, destacaram a importância da promoção. Para elas, a ação foi um alerta aos cuidados que a mulher do campo deve tomar em relação á sua saúde, quando o corpo sinalizar. “Foi uma ótima experiência, que se deve repetir”, enfatizou a presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *