Parceria aumenta presença em S. Luís Gonzaga

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, aumentou a presença da parceria do Governo Flávio Dino em São Luís Gonzaga. De passagem pelo município, em missão oficial, entregou equipamentos pesados, estimulou atividades agrícolas e de pesca e vistoriou serviços de saneamento básico financiados pelo governo estadual.

Recepcionado pelo prefeito Doutor Júnior, Lago entregou duas pás carregadeiras, entregou 50 motores-rabeta que equipararão canoas utilizadas na pesca artesanal, firmou convênio com a Associação dos Trabalhadores Rurais Remanescentes d Quilombo Data Monte Alegre Unidos Venceremos e vistoriou os serviços em andamento no Sistema Simplificado de Abastecimento de Água do Povoado Encruzilhada.

Fomento – Ao agradecer a parceria do governo Dino em favor do desenvolvimento do seu município, o prefeito destacou: “É importante este apoio do Governo do Estado em prol do município. Somos gratos ao governador Flávio Dino e ao secretário Rodrigo Lago. Suas atuações tem nos ajudado para que nosso município se desenvolva. Essas entregas fomentarão o desenvolvendo e a qualidade de vida da nossa população; em especial, a que habita na zona rural”.

O secretário Lago manifestou felicidade em “proporcionar à população municipal ofertas que melhorarão a vida de trabalhadores”, em terra e no mar, os caminhos de integração do território, o escoamento da produção da zona rural para o mercado consumidor e o incentivo à mão de obra envolvida com a agricultura familiar, pela compra assegurada da produção pelo Governo do Estado.

Destinação – As máquinas abrirão estradas, perfurarão açudes e ajudarão na construção civil; os motores-rabeta levarão as canoas da pesca artesanal mais longe e com segurança; o convênio com os quilombolas incentivarão a agricultura familiar na localidade; e o sistema de abastecimento água, quando pronto, atenderá a dezenas de famílias.

O sistema tem um investimento de R$ 276 mil e se constitui de um poço (150 metros de profundidade, financiado por emenda parlamentar do deputado federal Zéd Carlos do PT), um reservatório de 15 mil litros e uma rede de distribuição domiciliar de quase um quilômetro e meio de extensão.

Manifestações – Raimundo Nonato Carneiro Brandão, presidente da associação quilombola conveniada com a SAF, disse: “O convênio assinado nos permitirá colocar o que produzimos no mercado consumidor, assegurando o lucro do nosso trabalho”. Dessa forma atua o PROCAF, uma variante maranhense do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

O presidente da Câmara, vereador Luan Rogério, comemorou mais uma presença do governo estadual no processo de desenvolvimento municipal. Para ele, todos os benefícios chegados até agora garantem um futuro auspicioso para o município. Walter Matos, secretário municipal de Transportes, festejou o aumento de máquinas sob sua coordenação – quatro pá-carregadeiras, duas patrol e caçambas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *