Itapecuru-Mirim ultrapassa século e meio de soberania

Na celebração dos 151 anos de emancipação de Itapecuru-Mirim, o prefeito Benedito de Jesus Nascimento Neto (Benedito Coroba) recepcionou a comitiva liderada pelo vice-governador Carlos Brandão. Ele representou o governador Flávio Dino nas comemorações: visitando obras em andamento (Rodoviária no bairro Entroncamento), inaugurando empreendimentos e assinando ordens de serviço.

A comitiva cumpriu intensa programação, iniciada às 8h e encerrada na tarde da quarta-feira 21 de julho. A participação popular obedeceu às regras sanitárias em vigor, estabelecidas em razão da pandemia que ainda assola os países, Mas isto não inibiu a satisfação dos que acompanham a trajetória histórica ou que a experimentam nos dias atuais, rumo ao desenvolvimento regional integrado.

Eventos – A programação começou com inspeção às obras da Rodoviária. Seguiu-se a inauguração das duas fábricas de bloquete em instituições de ressocialização de apenados, programa a cargo da Secretaria de Administração Penitenciária; visita a uma rua (Rua Digna) com aplicação do material; assinatura de termos de entrega de cisternas em comunidades rurais; de esteira, balança, prensa e carrinhos de bags (a cargo da SETRES); e de adesão municipal ao Programa Mais Renda. Também a FIEMA (Federação das Indústrias do Maranhão), por intermédio do SESI (Serviço Social da Indústria) ofertou uma biblioteca presencial e virtual ao município, entregue pelo presidente da federação, Edilson Baldez.

Dentro do programa de parceria Prefeitura e Governo do Estado foram anunciados pavimentação de logradouros públicos com bloquetes e mais cinco quilômetros de pavimentação asfáltica, serviços que contarão com financiamento de R$ 3 milhões transferidos pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades. O ato final foi a concessão do título de cidadania ao vice-governador Carlos Brandão (vide box).

Manifestações – O vice-governador parabenizou os itapecuruenses, destacou o trabalho do prefeito Benedito Coroba, assinou os atos homologando a parceria Estado-Município e manifestou seu sentimento pessoal de alegria por ser amigo de longa data do município e partícipe das aspirações dos seus habitantes. Ele destacou o caráter municipalista do Governo Dino, contributivo da melhoria de qualidade de vida das populações do interior.

Para o prefeito Coroba o sentimento pessoal e do povo “é de alegria de quem está fazendo aniversário, com a presença do vice e próximo governador, consolidando a parceria saudável entre o Município de Itapecuru e o Estado do Maranhão”. Ele saudou os visitantes que prestigiaram o acontecimento, principalmente colegas prefeitos, dividindo com eles a alegria do momento histórico.

Sobre sua administração, Coroba reafirmou sua disposição de promovê-la com transparência, desenvolvimento, respeito à dignidade das pessoas Considerou que os municípios podem se autogerir, pela aplicação racional e responsável dos recursos colocados à sua disposição, compatíveis à implantação de políticas públicas que atendam às necessidades básicas da população, principalmente a carente.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Teresa Landi, complementou: “Diagnosticada a vulnerabilidade de famílias carentes, desenvolvemos intenso programa de assistência, com ações criadas aqui e outras vindas do Estado e da União”. Identificado o cenário, ela coordena as ações assistenciais. Do apoio do Estado ela destacou o Mais Renda, Vale Gás, Comida na Mesa. “Tudo para reduzir a pobreza no município”.

Sobre a biblioteca ofertada pelo SESI (virtual e tradicional) à prefeitura, com apoio da Câmara Municipal (autorizou a doação do terreno), o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, disse: “Estamos inaugurando a 22ª unidade da Indústria do Conhecimento no Estado, uma biblioteca digital e tradicional, que dá oportunidade de pesquisa com acesso à internet, nem sempre fácil particularmente”.

Presenças – Outros pronunciamentos e presenças destacadas foram: dos deputados federais Bira do Pindaré e Gastão Vieira; dos deputados estaduais Marcelo Tavares (licenciado e secretário-chefe da Casa Civil, autor da iniciativa de produção de bloquetes pelos apenados em Itapecuru-Mirim) e Ana do Gás; dos secretários estaduais Murilo Andrade (Seap); Francisco Gonçalves (Sedhipop); Rodrigo Lago (Saf); Jowberth Alves (Setres); o escritor itapecuruense Benedito Buzar.

Foram presentes os prefeitos Carlinhos Barros (Vargem Grande), Hilton Gonçalo (Santa Rita), Fernanda Gonçalo (Bacabeira), Fabiana Mendes (Presidente Vargas), Ivo Rezende (São Mateus) e ex-prefeito Miltinho Aragão (São Mateus). De Itapecuru estavam o vice-prefeito Maurício dos Santos, o presidente da Câmara Cleomar Rodrigues, o vereador Alberto Ferreira; E lideranças comunitárias que deram o tom popular das comemorações.

Brandão recebe cidadania itapecuruense

Como parte da programação de aniversário de Itapecuru-Mirim, a Câmara Municipal concedeu ao vice-governador Carlos Orleans Brandão Júnior o título de cidadania municipal. Ele esteve no município representando o governador Flávio Dino para participar das festividades que marcaram os 151 anos de emancipação político-administrativa do município, transcorridos em 21 de julho.
A proposta, de autoria do vereador Alberto Ferreira, recebeu manifestações de apoio de parlamentares, líderes comunitários e populares. Com longa trajetória na vida pública, Carlos Brandão deve assumir o governo do Estado em abril de 2022, com a desincompatibilização do governador Flávio Dino, que deverá disputar outro cargo eletivo. Brandão é servidor público desde 1990.

Indagado pelo blog sobre a emoção experimentada com a outorga do título, Carlos Brandão declarou: “Muito feliz, porque nesta data fui homenageado com o título de cidadão itapecuruense. É uma cidade onde tenho muito trabalho prestado, desde a época de deputado (federal), como secretário-chefe da Casa Civil e como vice-governador. É muito importante para mim. Ao mesmo tempo, aumenta a minha responsabilidade, para que possa continuar trabalhando por Itapecuru”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *