Arari celebra emancipação com obras

O prefeito Rui Filho comemorou os 157 anos de emancipação político-administrativa de Arari entregando serviços e obras. Instalou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e inaugurou instalações para o Centro de Especialidades Médicas e Centro de Capacitação Profissional. Para o gestor, é o cumprimento de propósitos anunciados durante a campanha, com objetivo de dar qualidade de vida à população.

O aniversário neste domingo 27 está sendo comemorado com as cautelas exigidas pelas autoridades sanitárias e com as medidas protetivas destinadas a inibir os danos da pandemia que assola o universo. O que não arrefeceu o ânimo popular, na manifestação da gratidão ao governo municipal pelo volumes de serviços inaugurados em apenas seis meses de administração. O prefeito repete a determinação de há 20 anos, quando esteve à frente do governo municipal.

Prestigio – Quem foi prestigiar o aniversário arariense foi o secretário de Planejamento de Lago da Pedra, representando o governo do seu município, Waldir Jorge Neto. Integrante de tradicional família lagopedrense, com histórica trajetória política, o secretário parabenizou os ararienses, agradeceu a recepção de que foi alvo e exaltou o trabalho do prefeito Rui Filho.

“Quero destacar o trabalho do prefeito Rui Filho, que em apenas seis meses dá mostra de determinação e vontade política, inaugurando obras relevantes, com recursos próprios, e demonstrando sua preocupação com o bem-estar da população, principalmente a carente. Estou feliz e gratificado em participar desse momento histórico da vida arariense e louvo a excelência da atuação do prefeito”, comentou o visitante.

Serviços – Neste sábado 26 o município ganhou uma unidade do SAMU (um prédio e uma ambulância), que servirá à cidade e à região, neste caso após negociações que estão em andamento. O coordenador é Pedro Chaves. E o Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Capacitação Profissional ganharam instalações próprias, por iniciativa do gestor municipal. Mas ele tem promessa de reforço para as duas unidades do Governo do Estado.

No Centro de Especialidades Médicas serão oferecidas especialidades que permitam o primeiro atendimento na municipalidade. A secretária de Saúde, Rosário Abbas, espera diminuir o fluxo de pacientes com problemas sem gravidade para fora do município. “Ofereceremos os serviços básicos em várias especialidades, com um corpo de profissionais à altura das necessidades”. Sobre Covid-19, está previsto um arraial de vacinação na terça-feira, 29, dia de São Pedro.
Formação – No Centro de Capacitação Profissional vários órgãos formação de mão de obra prepararão profissionais de várias especialidades, com a oferta de cursos profissionalizantes e estímulo ao empreendedorismo. “Lá funcionarão equipes do SENAC, SENAI, SEBRAE e IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão)”, informa o secretário de Educação, Marcelo Santana.

A representante do SENAC, Liliane Colares, garante a qualidade dos cursos de sua instituição e revela que logo funcionarão parte dos muitos cursos de sua grade. (de beleza, moda, informática e produção de alimentos, entre outros. O presidente da Câmara, vereador Evandro Piancó, destacou a convivência harmônica entre os poderes públicos no município: “Não há oposição quando o interesse popular prevalece”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *