Lucyana Genésio e Bianca do Social articulam junto à Secretaria Estadual de Igualdade Racial a implantação do Programa Maranhão Quilombola em Pinheiro

No final da tarde de ontem (09), Lucyana Genésio, Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável da SEMA ao lado da Secretária de Diretos Humanos, Família e Mulher de Pinheiro, Bianca do Social, esteve na Secretaria de Estado de Igualdade Racial, para discutir e articular a implantação do Programa Maranhão Quilombola na cidade de Pinheiro.

O encontro contou com a presença do Secretário Estadual de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro e dos Coordenadores do Programa, Mauro Dial e Iracema Amorim.

O PMQ – Programa Maranhão Quilombola – foi instituído pelo Decreto Estadual Nº 30.981/2015, e é implementado através de estratégias (Rotas Quilombolas, Caravana Maranhão Quilombola e e Selo Quilombos do Maranhão) e ações de políticas públicas em municípios com comunidades quilombolas em parcerias com outras secretarias e órgãos do governo estadual, demais entes federados e a iniciativa privada para garantia de melhores condições de vida à população tradicional quilombola, sob a coordenação da Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial.

“Estamos correndo atrás, sempre em busca da garantia de direitos e de igualdade para todas as pessoas. Sempre pensando em levar para Pinheiro e Baixada programas que ajudem à melhorar a vida das pessoas, assegurando-as diretos básicos e essenciais para uma vida digna,” disse Lucyana Genésio.

O Programa tem suas ações executadas considerando cinco eixos norteadores: o acesso à terra, à infraestrutura, à inclusão produtiva e desenvolvimento local, à saúde e educação quilombola e à cidadania.

“Como secretária de uma pasta tão importante em Pinheiro, estou muito feliz em poder discutir e buscar para nossa cidade programas que beneficiem as pessoas,” disse Bianca do Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *