PREFEITURA DE PINHEIRO LANÇA O PROJETO ABRIGO PROVISÓRIO PARA VULNERÁVEIS NO ENFRENTAMENTO A COVID-19

O projeto pretende abrigar os usuários do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, a intenção é atender pessoas em extrema vulnerabilidade, vítimas de maus tratos, violência, portadores de deficiência com direitos violados.

“A ideia surgiu da necessidade de atender pessoas que estão em situação crítica devido a pandemia da Covid-19, a secretária sensível com a situação tomou as providência contactou o prefeito que não mediu esforços para transformar a ideia em realidade, uma parceria entre secretaria de saúde e desenvolvimento social para a prestação desse atendimento,” disse Ana Clara coordenadora do programa de saúde da família de Pinheiro.

Essa é uma parceria entre Governo Federal de Prefeitura de Pinheiro, que irão dividir as despesas relativas a estadia dessas pessoas no abrigo, durante o período de calamidade público instituído devido a pandemia. Os internos do abrigo fazem o teste de diagnóstico da Covid-19 antes de serem aceitos para integrar o grupo, uma medida de segurança para evitar contaminações no ambiente.

Nesse espaço essas pessoas terão acesso a prática de esporte e lazer, farão atividades com a equipe dos profissionais de convivência, onde elas irão confeccionar peças artesanais como parte das atividade práticas para socialização, terão liberdade ainda para elaborar seu próprio alimento junto a equipe, a intenção é fazer com que esse grupo se sinta em casa.
A estrutura foi montada no Assaí Clube, com chalés a disposição, estrutura da cozinha, quadras para a prática das atividades, ambiente arborizado para que elas sintam-se acolhidos, os ambientes são adaptados para o livre acesso de pessoas com deficiência.

Um a equipe de multiprofissionais estará a disposição, cuidadoras e vigias serão parte integrante dessa equipe, que conta com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros. Todos esses profissionais estarão comprometidos em levar a esse grupo de cidadãos dignidade e respeito.

“Quero parabenizar a boa vontade do nosso gestor, costumo dizer que o Luciano tem o coração gigante, toda vez que chegamos com um demanda dessas ele não mede esforços, eu me sinto feliz em fazer o bem, essa aqui é a cara de um governo que se preocupa com o povo, esse é o registro de um governo que se preocupa com o ser humano com o social,” destacou Darciane Fernandes, secretária de desenvolvimentos social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *