Buriticupu: Câmara convoca secretário, mas prefeito o exonera antes

Surpresa: convidado (ou convocado) oficialmente na sexta-feira, à tarde, para dar explicações sobre as medidas em andamento para combater a pandemia no município, o secretário de Saúde, Elias Rocha de Sousa, anunciou na noite do mesmo dia sua saída da pasta, sob alegação de pertencer ao grupo de risco do ameaçados pelo Convid-19. Lideranças admitem tratar-se de “jogada” do prefeito José Gomes Rodrigues.

Com a pandemia instalada no mundo há mais de seis meses e sua crescente evolução no período, estranharam os buriticupuenses que só agora o secretário haja constatado estar correndo risco no cargo, a tempo de ser alcançado pela doença. E vêem na manobra a tentativa de não serem dados esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos recebidos até agora pela gestão municipal.

 

Antecedentes – Somente no período da evolução da coronavírus em Buriticupu, o prefeito foi denunciado por compra de insumo para o combate à doença com valores superfaturados. Até aqui, dizem observadores políticos, recursos federais, da Vale e do Grupo Scheffet, não devidamente declarados, foram recebidos e não contabilizados. “Tivemos compra de gel com superfaturada em mais de 200%”, denuncia uma fonte.

Sobre estes e outros assuntos, há muito cobrados pela população, é que a Câmara decidiu que estava na hora de ouvir o secretário. Na sexta, concluiu-se a negociação para levar o secretário Elias Souza à Casa. Mas no sábado, os vereadores foram surpreendidos com o “comunicado” anunciando a saída do titular da pasta e já com outro nome para o cargo, Jailson.

Comunicado

Quero informar à população de Buriticupu o meu afastamento como gestor da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), decisão de caráter pessoal em virtude de pertencer ao grupo considerado de risco para CONVID-19.
Agradeço imensamente todos os servidores da SEMUS, pois muito contribuíram durante o período em que estive a frente da gestão, quero agradecer também ao prefeito José Gomes Rodrigues pela confiança, parceria e apoio desejando ao meu sucessor uma excelente gestão.
Enfatizo que o empenho da sociedade no cumprimento das normas de saúde é essencial no combate ao coronavírus, juntos venceremos essa guerra!

 

Insustentável – Ao noticiar a substituição, o principal apresentador da Rádio Buriticupu, Adelson
traduziu a surpresa da população: por quê após a convocação houve a troca no comando da pasta? Será por quê a explicações a serem cobradas não convenceriam representantes e populares que devem assistir à exposição (que agora não se sabe se acontecerá)?

O mandato de Zé Gomes está sustentado por uma liminar, motivada por liminar em ação de denúncia de apropriação indébita. Ele foi condenado, não há mais prazo para recurso, o processo está concluso e pronto para julgamento final. O Juízo da Comarca e o Ministério Público devem logo pronunciar-se, para que se ponha ponto final no imbróglio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *