Prefeito Osvaldo inaugura obras no aniversário de 262 anos de Guimarães

 

A cidade de Guimarães completou 262 anos de emancipação política neste domingo (19) e o prefeito Osvaldo deu de presente para a população quatro novas escolas reformadas e ampliadas (de um total de 10 que estão sendo melhoradas) e um prédio que vai abrigar a Sala do Empreendedor/Sebrae e a Sala de Conciliação (Centro de Atenção ao Cidadão) – que em parceria com a Justiça vai emitir carteira de identidade e sala da ouvidoria. A cidade também ganhou um busto da sua filha ilustre Maria Firmina dos Reis, que recebeu “in memoriam” o título de cidadã de Guimarães.

O prefeito Osvaldo, que também é presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães, disse que o busto de Maria Firmina foi doado pelo presidente da Academia de Artes e Letras de Barreirinhas, José de Ribamar. “Maria Firmina foi uma mulher negra, escritora e professora que lutou pela classe e pela educação. Por meio de suas obras poéticas, a cidade de Guimarães é conhecida nacionalmente e só temos a agradecer”, afirmou o prefeito.

O prefeito disse que a cidade de Guimarães tem vocação para o turismo e está avançando em todos os setores. “Estamos investindo para formar novos empreendedores, gerar novos empregos e renda para a população; estamos investindo na melhoria da educação, com escolas reformas e ampliadas para oferecer melhorar qualidade de vida e toda nossa equipe está empenhada em trabalhar para superar as dificuldades e melhor servir a população”, afirmou Osvaldo.

A gerente Regional do Sebrae de Pinheiro, Graça Fernandes, explicou que a Sala do Empreendedor será um elo entre o município e o Sebrae. “Estaremos fornecendo assessoria, consultoria e orientação para novos empreendedores e quem ganha é o município e a população que terá seus empreendimentos formalizados. O município também será beneficiado porque o prefeito pontua para buscar benefício junto ao governo federal”, comentou Graça Fernandes.

O título de cidadã guimarense “in memoriam” para Maria Firmina dos Reis foi indicado na Câmara pelas vereadoras Ana Luiza e Jamile Brito. “Maria Firmina chegou em Guimarães aos 5 anos, vinda de São Luis, e aqui viveu o resto de sua vida. Muito fez pela educação como professora e, por meio de suas obras, levou o nome da cidade para todo o país”, afirmou a vereadora Ana Luiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *