ENTRA EM VIGOR LEI DA DEPUTADA THAIZA QUE INSTITUI O DIA ESTADUAL DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Começou a vigorar nesta semana a Lei 11.143/2019 de autoria da deputada Dra. Thaiza Hortegal (PP) que institui o terceiro domingo do mês de novembro o Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito.

A proposição surgiu através das experiências da própria equipe de gabinete da parlamentar, da necessidade de buscar justiça e conscientizar a população para as negligências no trânsito que podem custar a vida. A assessora jurídica Luciane Marinho perdeu o marido atropelado na calçada por um ônibus desgovernado.

“Vinte anos de casamento, três filhos, e Nilo nos deixou depois de uma tragédia que até hoje não encontramos explicação. Em 26 de março de 2018 foi atropelado na calçada da avenida do Araçagy, onde conversava com os amigos à noite e foi pego de surpresa por um ônibus desgovernado que sequer prestou socorro. Na época, a polícia chegou a prender o condutor e até hoje o inquérito não foi concluído, deixando todos nós sem resposta”, explicou Luciana.

Nilo Neto vítima de atropelamento em 2018

Este é um dos milhares de casos de acidentes que continuam sem respostas às famílias que jamais superam a dor da perda. A assessora Gleicy Ferreira perdeu o pai José Carlos Ferreira, aos 9 anos, atropelado por uma moto.

“Na avenida, ele vinha de bicicleta por volta das 18h e um motoqueiro sem capacete e com sinais de embriaguez colidiu com ele. A queda o matou, a nuca bateu no meio fio e teve morte cerebral. Eu, meu irmão e minha mãe passávamos na hora que ele estava sendo colocado na ambulância. E até hoje convivemos com a perda e a impunidade, o que dói mais ainda”, conta Gleicy.

Entre as ações propostas pela nova Lei, está a realização de campanhas educativas com a finalidade de promover a conscientização visando a segurança de usuários de veículos automotores, de forma a propagar os riscos e consequências dos acidentes, bem como os procedimentos para evitá-los.

“É importante que todos os poderes se envolvam nessas ações, lembrando as vítimas de acidentes como forma de conscientizar, buscar justiça e prevenir tragédias. Em nosso gabinete, todos têm suas experiências com algum familiar vítima de acidente e isso nos comove muito, uns com perda total, outros com sequelas graves que mudaram suas vidas”, destacou deputada Thaiza.

Mais informações

Este ano, o dia 17 de novembro será o Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito no Maranhão, alinhado ao dia nacional e mundial em memória às vítimas. Segundo dados da SMTT, em São Luís, de janeiro a julho deste ano, foram 2.537 acidentes registrados e deste total 403 envolveram ônibus coletivo. De acordo com a Secretaria de Segurança, no período de três anos, 360 idosos morreram no trânsito nos últimos 3 anos em vias urbanas, rodovias estaduais e federais. E em 2017, a Secretaria de Estado da Saúde, através do Sistema de Informação de Mortalidade, registrou um total de 1.348 mortes por acidente de trânsito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *