AVANÇOS: PINHEIRO PARTICIPA PELA 1° VEZ DO CURSO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE – EDPOPSUS

O município de Pinheiro, cidade polo da baixada maranhense, já é considerado referência de saúde em todo o estado do Maranhão; resultado de fortes investimentos em infraestrutura, tecnologia e capacitação executados nos últimos dois anos.

Em mais uma parceria com o Governo do Estado, Pinheiro está entres os 15 municípios participantes do 4° Curso de Educação Popular em Saúde – EdPopSUS realizado no Maranhão.

O EdPopSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Osvaldo Cruz e busca favorecer a atuação dos trabalhadores da saúde nos processos de conquista de direitos em saúde da população e promover o fortalecimento da participação social.

Essa é a 4° vez que o Governo do Estado executa o curso em parceria com a Fio Cruz no Maranhão e a primeira vez que Pinheiro participa do seletivo como parte dos investimentos e avanços na área da saúde no município; o curso conta com a participação de diversos profissionais de diferentes áreas da saúde, como: agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, líderes comunitários, técnicos em enfermagem, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

O curso tem a duração de 4 meses sendo um encontro presencial por semana; a turma de Pinheiro já está no sexto encontro presencial. As aulas são ministradas pela coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Thais Amorim, e pelo diretor do Materno Infantil de Pinheiro, Renan Lessa, que foram capacitados pela Escola Politécnica Joaquim Venâncio/FIOCRUZ em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

As aulas foram iniciadas em agosto e encerram em novembro com um total de 16 encontros realizados todas as quintas-feiras; no último encontro realizado nesta quinta (12) a turma contou com a participação da responsável pelo curso a nível de estado e chefe do departamento de educação em saúde, Ricarda Normaton.

A participação do município de Pinheiro no curso de Educação Popular em Saúde é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, com o Governo do Estado do Maranhão e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *