MEMBROS DE COMISSÃO ESPECIAL, DEPUTADOS DO PP MEDIAM IMPLANTAÇÃO DE ESCRITÓRIO DO DNOCS EM SÃO LUÍS

Durante a reunião da Comissão Temporária Especial de Recursos Hídricos, que visa o estudo de modelo de governança dos recursos hídricos no Maranhão, os deputados progressistas e membros da Comissão, Thaiza Hortegal e Ciro Neto, deliberaram sobre a implantação de um escritório do DNOCS em São Luís. O Departamento atualmente atende as demandas através de uma superintendência no Piauí, mas com a mediação entre os progressistas e o Diretor Geral Angelo Guerra, conseguiram uma solução para trazer o órgão mais perto das suas ações no estado.

“Eu e o deputado Ciro Neto oficiamos hoje (28) a Secretaria de Estado do Meio Ambiente solicitando a viabilização de um espaço de trabalho para a instalação do escritório do DNOCS no Maranhão, dentro da própria secretaria. Esse pedido foi acordado com o próprio diretor do DNOCS, que entende a necessidade de se ter uma extensão do órgão aqui no estado”, disse Dra. Thaiza.

“O Departamento é responsável por empreendimentos como as barragens do Pericumã e Flores, e outras ações de combate a seca. Com um escritório no Maranhão e ainda dentro da SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), haverá otimização das demandas existentes no estado”, explicou o deputado Ciro Neto.

Uma das metas da Comissão Especial, presidida pelo deputado Rafael Leitoa, é dar um norte para o estado quanto as políticas nas áreas dos recursos hídricos, abastecimento e saneamento. Estão programadas visitas internas e externas, e levantamento de informações nos principais órgãos com o objetivo ajudar na gestão de recursos hídricos.

“A comissão vai promover esses estudos com a participação de representantes de vários municípios sob influência dessas bacias hidrográficas e autoridades, debatendo um novo modelo de gestão dos nossos recursos hídricos. Além disso, estamos programando a visita de 7 deputados ao Governo do Ceará,  que é referência nacional na política de recursos hídricos, e onde existe uma pasta específica há 20 anos naquele estado”, destacou Rafael Leitoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.