Dra.Thaiza destaca o lançamento do Programa Alô Bebê, em Pinheiro

A deputada Dra. Thaiza Hortegal participou da entrega dos primeiros cartões do Programa Cheque Cesta Básica – Gestante, feita nesta segunda-feira (6), pelo governador Flávio Dino. O benefício é voltado para a redução da mortalidade materno-infantil no Estado.

“Uma excelente iniciativa do governo do Maranhão, de extrema necessidade, principalmente no interior do estado, onde a carência é muito grande. Às vezes a dificuldade de um simples deslocamento para o hospital, por falta de dinheiro, impede a mãe de cumprir com a sua consulta do pré-natal”, ressaltou a deputada.

Cada gestante inscrita vai receber do Governo do Estado o total R$ 900. A expectativa é que cerca de 20 mil gestantes sejam beneficiadas (saiba mais: http://bit.ly/2Y3yuUO). Em entrevista à imprensa, a deputada ressaltou o trabalho da Prefeitura de Pinheiro, que proporciona também um programa inédito voltado para consultas e acompanhamento ao pré-natal de alto risco, além da entrega de kits enxoval através ações específicas, tudo bancado com recursos do próprio município.

“Acompanhei de perto as gestantes da minha região, onde ajudei a implantar, na Prefeitura de Pinheiro, ao lado do prefeito Luciano, o Programa Alô Bebê. Do ano passado até hoje foram feitos 6.341 atendimentos para toda região da baixada maranhense, abrindo as portas para gestantes com gravidez de alto risco e dedicando ainda a atenção aos recém-nascidos. O prefeito tem uma equipe fixa do Programa Alô Bebê no Hospital Municipal Materno Infantil, com médico obstetra, enfermeira obstetra, assistente social, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, todos dedicados ao programa Alo Bebê. E em ações específicas, a prefeitura também entrega kits enxoval para as mães”, destacou Dra. Thaiza.

A ideia da parlamentar é tomar como experiência o Programa Alô Bebê, em pleno funcionamento na baixada maranhense, e torna-lo estadual através de proposição na Assembleia Legislativa. A iniciativa está sendo estudada pela equipe jurídica da deputada Dra. Thaiza com especialistas da rede pública de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *